INTERDISCIPLINARIDADE E CIDADANIA POSSIBILIDADES E LIMITES DE UM PROJETO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Palabras clave:
educação ambiental, projetos sociais, interdisciplinaridade, cidadaniaResumen
Nossa pesquisa teve como objetivo analisar os limites e as possibilidades que permeiam a relação “educação ambiental-interdisciplinaridade-cidadania”. Sendo assim, procuramos elucidar quais as possíveis transformações que projetos sociais em educação ambiental podem instigar em um cenário educacional formal estabelecido, através de ações educativas interdisciplinares e do estímulo a cidadania. Vinculada ao projeto social “Educação Ambiental na Vila Kennedy”, promovido pelo Centro Multidisciplinar de Pesquisa e Ação - CEMP A, a pesquisa foi desenvolvida em uma creche da Vila Kennedy, em Santa Maria-RS no decorrer do ano letivo de 2007. Tendo por base a observação participante, relatos e a realização de entrevistas semi-estruturadas com integrantes da comunidade escolar e do projeto social, nossa análise considera este projeto para além do espaço escolar, levando em consideração a influência que as ações em educação ambiental possam ter originado nas vidas cotidianas das pessoas envolvidas e de que forma promoveram o exercício da cidadania na comunidade. Norteados pelas seguintes questões: a) ampliação do entendimento da comunidade sobre o tema ambiente; b) possibilidade de superação da estrutura disciplinar e c) inserção da temática ambiental nas disciplinas da escola, desvelaram-se possíveis indicadores cotidianos de limitações e perspectivas que projetos sociais em educação ambiental, realizados em escolas públicas e comunidades urbanas, podem apresentar no decorrer de seu processo. Concluímos, relacionando estes indicadores com a questão do desenvolvimento social, político e cultural de comunidades de periferias urbanas.
Descargas
Citas
Perfil e catálogos das associadas. Disponível em: http://www.abong.org.br/novosite/instituc ional/abong.asp> Acesso em: 03/04/2007.
BERGER, G. Opinions and Facts in Interdisciplinarity: Problems of Teachig and Research in Universities. OECD, Paris 1972
BORDIED. P. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998.
CARVALHO, L C. de M. PROJETO INTEGRADO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA - UFSCar. QUAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL? ELEMENTOS PARA UM DEBATE SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL POPULAR E EXTENSÃO RURAL. Pró-Ciências 2002. CAPES/SEE/DE. Disponível em: http://www.dm.ufscar.br/~salvador/hom epage/pro _ ciencias _ 2002/materialdis tribuido/Educacao%20Ambiental %20e%20Meio%20Ambiente/texto _ Isabel_ EARE. pdf. Acessado em: 23/06/2008 .
. Uma leitura da educação ambiental em cinco estados e um
--------------------
bioma no Brasil. Porto Alegre, novo 2004. Relatório de pesquisa. Disponível em
www.rebea.org.br.
FAZENDA, Ivani C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo, Loyola, 1979.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
___________ . Extensão e comunicação. 15° ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
GADOTTI, M. Convite à leitura de Paulo Freire. São Paulo: Scipione, 1999.
__________ . Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. Novo Hamburgo: Feevale, 2003
GANDIN, D.; GANDIN, L. A. Temas para um projeto político-pedagógico. 4.ed. Petrópolis:Vozes, 2001.
GUSDORF, Georges, (1990). Réflexions sur l’interdisciplinarité Bulletin de Psychologíe, XLIII, 397, pp. 847-868.
JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e Patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
______ . Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 200l.
LEFF, Enrique. Pensar a complexidade ambiental. In: LEFF, Enrique (org.). A Complexidade Ambiental. São Paulo: Cortez, 2003
LIBÂNEO,1. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. 261p.
LOUREIRO. C. F. B. Educação Ambiental Transformadora. Identidades da educação ambiental brasileira / Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental; Philippe Pomier Layrargues (coord.). - Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004. P. 65- 85.
MARTÍNEZ M. M. ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DAS QUESTÕESAMBIENTAIS DOS ALUNOS DAS 7 a E s- SÉRIES DE UMA ESCOLA PÚBLICA (ESTUDO DE CASO). MONOGRAFIA DE
ESPECIALIZAÇÃO. Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Santa Maria, RS, Brasil 2006.
MARTINS, José de Souza. O poder do atraso. Ensaios de sociologia da história lenta. São Paulo: Hucitec, 1994.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro.SP:Cortez; Brasília:UNESCO, 2000.
MuNOZ PALAFOX, G. H. (Org) Planejamento coletivo do trabalho pedagógico - PCTP: a experiência de Uberlândia. Uberlândia: Linograf/Casa do Livro, 2002.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA. Projeto de implantação do Programa de Saúde da Família (PROESF). Santa Maria: Secretaria de Município de Saúde, 2003.
RUSCHEINSKY. Aloísio. ATORES SOCIAIS E MEIO AMBIENTE: A MEDIAÇÃO DA ECOPEDAGOGIA. Identidades da educação ambiental brasileira / Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental; Philippe Pomier Layrargues (coord.). - Brasília:
Ministério do Meio Ambiente, 2004. P.51-65.
SIQUIEIRA. H, S, G. INTERDISCIPLINARIDADE, SINÔNIMO DE COMPLEXIDADE. Publicado no Jornal “A Razão” em 02.10.2003. Disponível em: http://www.angelfire.com/sk/holgonsi/mundorede.html. Acessado em: 09/1 0/2008.
SMOLKA, M. (1994) Problematizando a intervenção urbana. Cadernos IPPUR, ano VIII, n° 1, Rio de Janeiro.
SORRENTINO, M. De Tbilisi a Tessaloniki, a educação ambiental no Brasil. In: JACOBI, P. ET al. (orgs.). Educação, meio ambiente e cidadania: reflexões e experiências. São Paulo: SMA.1998. p.27-32.
SOUZA, A. K. A relação escola-comunidade e a conservação ambiental. Monografia. João Pessoa, Universidade Federal da Paraíba, 2000.
VIÉGAS, A. A Educação Ambiental nos contextos escolares: para além da limitação compreensiva e da incapacidade discursiva. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, UFF, Niterói. 2002.
ZART, Laudemir Luiz. Desafios Locacionais para o Desenvolvimento da Educação Ambiental. Disponível na Internet. http://www.unemat-net.br/revista/volOl/desafios.php>. Acesso em 22 de março de 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Holgonsi Soares Gonçalves Siqueira, Sérgio Botton Barcellos Barcellos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Esta licença permite que outros(as) façam download do trabalho e o compartilhe desde que atribuam crédito ao autor(a), mas sem que possam alterá-lo de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.