Circuitos do axé, circulação e visibilização da Santería cubana na esfera pública habanera

Circuitos del aché, circulación y visibilidad de la Santería cubana em la esfera pública habanera

Autores

DOI:

10.46551/issn2179-6807v30n1p48-64

Palavras-chave:

Símbolos religiosos, Objetos, Santería cubana, Mercado, Museu, Casa-templo

Resumo

A partir da década de 90 do século passado cresceu de maneira significativa a presença de símbolos religiosos na esfera pública cubana, e as religiões afro-cubanas foram parte essencial neste fenômeno. Começou assim o aparecimento de objetos vinculados à Santería ou à Regla Ocha em lugares não relacionados com a religião, sendo reconhecido por uma população não pertencente ao povo de santo cubano. Além disso, ganhou destaque em espaços onde sua presença era habitual, como museus, mas que tinha passado por um processo de esquecimento.  O objetivo do artigo é refletir sobre a presença na esfera pública de símbolos da Santería, usando como elemento para a análise a cultura material produzida para uso religioso. Por este motivo, exploraremos a tríade que se cria entre o mercado, a casa-templo e o museu.   

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Biografia do Autor

Yumei de Isabel Morales Labañino, Instituto Politécnico Nacional do México

Antropóloga. Docente no Instituto Politécnico Nacional do México. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-0225-7585. E-mail yumeideisabel@yahoo.es  

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Publicado

2024-09-19

Como Citar

LABAÑINO, Yumei de Isabel Morales. Circuitos do axé, circulação e visibilização da Santería cubana na esfera pública habanera: Circuitos del aché, circulación y visibilidad de la Santería cubana em la esfera pública habanera. Revista Desenvolvimento Social, [s. l.], v. 30, n. 1, p. 48–64, 2024. DOI: 10.46551/issn2179-6807v30n1p48-64. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/8161. Acesso em: 5 out. 2024.