DESMATAMENTO NOS MUNICÍPIOS DA BACIA DO RIO PACUÍ/MG

Autores

  • Manoel Reinaldo Leite UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS – UFG
  • Expedito José Ferreira UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES
  • Marcos Esdras Leite UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES
  • Bruno Alves Nobre UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES
  • André Medeiros Rocha UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES

Palavras-chave:

Bacia Hidrográfica, Gestão, Sensoriamento Remoto, SIG

Resumo

A política brasileira de recursos hídricos define a bacia hidrográfica como unidade de gestão. No entanto, no processo prático de gerenciamento das bacias há entraves que dificultam a gestão democrática e eficaz. Entre esses obstáculos, principalmente nos comitês de bacia, existe a falta de informações confiáveis sobre a realidade do uso da terra e os impactos sobre os recursos naturais. Para agravar essa situação, o limite das bacias não é o mesmo que o administrativo, com isso, uma bacia pode ser composta por municípios com características socioeconômicas e ambientais diferentes. Esse fato pode ser decisivo para instalar conflites de interesses entre os responsáveis pela tomada de decisão, provocando o insucesso gerencial dos comitês de bacias. Dessa forma, apontar como cada município contribui para a realidade ambiental da bacia é fundamental para subsidiar as decisões sobre a gestão ambiental nesse espaço. Diante desse contexto, este trabalho analisou as mudanças do uso da terra na bacia hidrográfica do rio Pacuí de maneira compartimentada por município, nos anos de 1986, 1996 e 2010. Dessa maneira, foi possível verificar a evolução do desmatamento dentro da bacia por território municipal. O uso das geotecnologias, notadamente o sensoriamento, com imagens de satélites, e o Sistema de Informação Geográfica foram imprescindíveis para realizar esse mapeamento. Esse procedimento revelou dados importantes sobre como os municípios com terras drenadas pelo rio Pacuí mantiveram o desmatamento da vegetação natural e expandiram suas atividades antrópicas ao longo do período analisado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Reinaldo Leite, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS – UFG

Programa de Pós-Graduação em Geografia

Expedito José Ferreira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES

Programa de Pós-Graduação em Geografia

Marcos Esdras Leite, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES

Programa de Pós-Graduação em Geografia

Bruno Alves Nobre, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES

Programa de Pós-Graduação em Geografia

André Medeiros Rocha, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES

Programa de Pós-Graduação em Geografia

Referências

BRASIL. Lei Federal n. 9.433, de 08 de janeiro de 1997. Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, regulamenta o inciso XIX do art. 21 da Constituição Federal, e altera o art. 1º da Lei nº 8.001, de 13 de março de 1990, que modificou a Lei nº 7.990, de 28 de dezembro de 1989. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9433.htm>. Acesso em: 12/julho/2013.
LEITE, M. E.; ALMEIDA, J. W. L.; SILVA, R. F. Geotecnologias aplicadas à extração automática de dados morfométricos da bacia do rio Pacuí/MG. Revista Brasileira de Cartografia, n.64, v. 5, p. 677-691, 2012.
MAGALHÃES Jr, A. Variáveis e desafios do processo decisório no contexto dos Comitês de. Bacia Hidrográfica no Brasil. Ambiente e Sociedade, n. 8, p. 21-48, 2001. PORTO M. F. A.; PORTO, R. La L. (2008). Gestão de bacias hidrográficas. Revista Estudos Avançados. n.63, v.22. p.43-60.
SEMAD, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Plano diretor dos recursos hídricos das bacias hidrográficas dos rios Jequitaí/Pacuí e trechos do rio São Francisco. SEMAD, CBH Jequitaí/Pacuí, 2010.
VARGAS, M. C. O gerenciamento integrado dos recursos hídricos como problema socioambiental. Ambiente & Sociedade [On-line] 1999. Acesso: 9 /julho/2013. Disponível em:<http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=31713413009.

Downloads

Publicado

2020-04-09

Como Citar

Reinaldo Leite, M. ., José Ferreira, E. ., Esdras Leite, M. ., Alves Nobre, B., & Medeiros Rocha, A. . (2020). DESMATAMENTO NOS MUNICÍPIOS DA BACIA DO RIO PACUÍ/MG. Revista Desenvolvimento Social, 12(2), 29-40. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1919

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)