REFLEXÕES EM TORNO DO PERFIL DOS EMPREENDIMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR DE MINAS GERAIS E SUA RELAÇÃO COM AS POLÍTICAS DE ACESSO A MERCADOS

Autores

  • Fábio Dias dos Santos Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas – CAA NM
  • Anildes Lopes Evangelista Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas – CAA NM

Palavras-chave:

Agricultura familiar, oorganizações econômicas, Mercados institucionais

Resumo

Este artigo traz uma análise em torno do perfil dos empreendimentos coletivos da agricultura familiar do estado de Minas Gerais, observando num primeiro momento a caracterização desses empreendimentos e na sequência o acesso dos mesmos às políticas de desenvolvimento rural, especialmente, a participação no Programa Nacional de Alimentação Escolar, legitimado pela Lei 11.947/2009. O estudo tem como referência empírica informações levantadas no universo de 80 empreendimentos contemplados por dois projetos de Assistência técnica e extensão rural (ATER) do então Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA): ATER Nutre Minas e ATER Mais Gestão, executados no âmbito do estado de Minas Gerais entre os anos de 2011 e 2016. Os Projetos tiveram como objetivo promover a articulação entre empreendimentos da agricultura familiar e gestores públicos responsáveis pela execução do PNAE além de atuar na assessoria de demandas no âmbito da gestão e da produção nos empreendimentos. O estudo permitiu ainda analisar as oportunidades e os desafios vivenciados por esses empreendimentos no atendimento ao mercado institucional do PNAE em grandes centros urbanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-04-08

Como Citar

DIAS DOS SANTOS, F. .; LOPES EVANGELISTA, A. . REFLEXÕES EM TORNO DO PERFIL DOS EMPREENDIMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR DE MINAS GERAIS E SUA RELAÇÃO COM AS POLÍTICAS DE ACESSO A MERCADOS. Revista Desenvolvimento Social, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 3–49, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1899. Acesso em: 8 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos