“Reconhecimento se, e somente se, Redistribuição” em Nancy Fraser como aporte teórico para estudos e investigações comparativas em Educação Matemática
DOI:
https://doi.org/10.46551/emd.v9n16a11Palavras-chave:
Educação Matemática Comparada, Nancy Fraser, Pesquisa, Análise de Sistemas-Mundo, Robert ArnoveResumo
A Educação Matemática Comparada, vertente da Educação Matemática, inspirada e embasada nos referenciais da Educação Comparada, tem-se consolidado como uma abordagem relevante e promissora, especialmente em tempos de globalização. Neste artigo, o texto objetiva discutir a proficuidade do referencial teórico sobre Justiça Social na perspectiva bidimensional de Nancy Fraser para fundamentar estudos e pesquisas em Educação Matemática Comparada, acompanhando as recentes preocupações teóricas da Educação Comparada — Análise de Sistemas-Mundo. O texto está estruturado de forma sequencial, apresentando o referencial teórico filosófico, aspectos históricos da Educação Comparada e apontamentos teóricos, os quais servem como base para estudos e investigações em Educação Matemática Comparada. A abordagem contempla as características difusas da globalização, em consonância com os princípios da Análise de Sistemas-Mundo.
Downloads
Referências
ARNOVE, Robert. Análise de Sistemas-Mundo e Educação Comparada na era da globalização. In: COWEN, Robert; KAZAMIAS, Andreas; ULTERHALTER, Elaine. (Org.). Educação Comparada: panorama internacional e perspectivas. Brasília: UNESCO, 2012, p. 131-152.
ARNOVE, Robert. Comparative education and world-systems analysis. Comparative Education Review, v. 24, n. 1, p. 48-62, feb. 1980.
BARBOSA, Roberta de Oliveira; SANTOS, Paula Cristina Constantino; TAVEIRA, Flavio Augusto Leite; MORTINHO, Elda de Aguiar Gama; PERALTA, Deise Aparecida. Reconhecimento, Redistribuição e uma pauta de pesquisa em Currículo e Educação Matemática: o formar e investigar em grupo. Revista de Educação Matemática, v. 21, p. 1-18, 2024. https://doi.org/10.37001/remat25269062v21id500
BEREDAY, George Zygmunt Fijałkowski. Comparative method in Education. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1964.
BEREDAY, George Zygmunt Fijałkowski. Método comparado em Educação. Tradução de José de Sá Porto. São Paulo: Editora Nacional, 1972.
BOLI, John; RAMIREZ, Francisco. Compulsory schooling in the Western cultural context. In: ARNOVE, Robert; ALTBACH, Philip; KELLY, Gail. (Ed.). Emergent issues in education: comparative perspectives. Albany: State University of New York Press, 1992, p. 25-38.
BRAY, Mark. A pesquisa acadêmica e o campo da Educação Comparada. In: BRAY, Mark; ADAMSON, Bob; MASON, Mark. (Org.). Pesquisa em Educação Comparada: abordagens e metodos. Brasilia: Liber Livro, 2015b, p. 75-100.
BRAY, Mark. Atores e finalidades na Educação Comparada. In: BRAY, Mark; ADAMSON, Bob; MASON, Mark. (Org.). Pesquisa em Educação Comparada: abordagens e metodos. Brasilia: Liber Livro, 2015a, p. 45-74.
CORREIA, Andyara Leticia de Sales. Uma análise da concepção tridimensional de justiça de Nancy Fraser: redistribuição, reconhecimento e representação. Porto Alegre: Editora Fundação Fênix, 2021.
DIAS, Ana Lúcia Bras; GONÇALVES, Harryson Júnio Lessa. Contribuições da Educação Comparada para investigações em currículos de Matemática. Educação Matemática Pesquisa, v. 19, n. 3, p. 230-254, 2017. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i3p230-254
FERREIRA, António Gomes. O sentido da Educação Comparada: uma compreensão sobre a construção de uma identidade. Educação, v. 31, n. 2, p. 124-138, maio/ago. 2008.
FOSTER, Jesse; ADDY, Nii Antiaye; SAMOFF, Joel. Crossing borders: research in Comparative and International Education. International Journal of Education Development, v. 32, n. 6, p. 711-732, 2012. https://doi.org/10.1016/j.ijedudev.2011.12.003
FRASER, Nancy. A justiça social na globalização: Redistribuição, reconhecimento e participação. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 63, p. 7-20, 2002.
FRASER, Nancy. Justiça interrompida: reflexões críticas sobre a condição “pós-socialista”. Tradução de Ana Claudia Lopes; Nathalie Bressiani. São Paulo: Boitempo, 2022.
FRASER, Nancy. Reenquadrando a justiça em um mundo globalizado. Lua Nova, n. 77, p. 11-39, 2009. https://doi.org/10.1590/S0102-64452009000200001.
FRASER, Nancy. Reframing justice em a globalization world. New Left Review, n. 36, p. 69-88, 2005.
FRASER, Stewart. Jullien’s Plan for Comparative Education 1816-1817. New York: Columbia University, 1964.
HURN, Christopher. The limits ans possibilities of schooling: na introduction to the Sociology of Education. 3. ed. Boston: Allyn & Bacon, 1993.
JONES, Phillip. E. Comparative education: purpose and method. Queensland: University of Queensland Press, 1971.
KALOYIANNAKI, Pella. Comparative education: a French approach. Athenas: Atrapos, 2002.
KALOYIANNAKI, Pella; KAZAMIAS, Andreas. Os primórdios modernistas da educação comparada: o tema protocientífico e administrativo reformista-meliorista. In: COWEN, Robert; KAZAMIAS, Andreas; ULTERHALTER, Elaine. (Org.). Educação Comparada: panorama internacional e perspectivas. Brasília: UNESCO, 2012, p. 25-54.
KAZAMIAS, Andreas. Educação comparada: uma reflexão histórica. In: COWEN, Robert; KAZAMIAS, Andreas; ULTERHALTER, Elaine. (Org.). Educação Comparada: panorama internacional e perspectivas. Brasília: UNESCO, 2012, p. 173-193.
MATTHEOU, Dimitris. O paradima científico da educação comparada. In: COWEN, Robert; KAZAMIAS, Andreas; ULTERHALTER, Elaine. (Org.). Educação Comparada: panorama internacional e perspectivas. Brasília: UNESCO, 2012, p. 81-96.
MEYER, John. Economic and political effects on nation education enrollment patterns. Comparative Education Review, n. 15, n. 1, p. 28-43, 1971.
MEYER, John; HANNAN, Michael. Introduction. In: MEYER, John; HANNAN, Michael. (Ed.) National development and the world-system: educational, economic, and political change, 1950-1970. Chicago: University of Chicago Press, 1979, p. 3-16.
PALMER, Robert Roswell. From Jacobin to Liberal, Marc-Antoine Jullien, 1775-1848. Princeton: Princeton University Press, 1993.
SANTOS, Paula Cristina Constantino; TAVEIRA, Flavio Augusto Leite; PERALTA, Deise Aparecida. O falso reconhecimento de mulheres na história da Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 40, p. 1-22, 2022. https://doi.org/10.46312/pem.v15i40.16550
TAVEIRA, Flavio Augusto Leite. Reconhecimento e Redistribuição: um estudo (comparativo) das Injustiças Curriculares relacionadas ao provimento de questões de Gênero e Sexualidade na Formação Inicial de Professoras/es de Matemática. 2023. 105f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência). Universidade Estadual Paulista. Bauru.
TAVEIRA, Flavio Augusto Leite; PERALTA, Deise Aparecida. Contributos filosóficos de Nancy Fraser para estudos e pesquisas em Educação Matemática: feminismo, justiça e capitalismo. Revista de Educação Matemática, v. 20, p. 1-12, 2023. https://doi.org/10.37001/remat25269062v20id758
TAVEIRA, Flavio Augusto Leite; PERALTA, Deise Aparecida. Perspectivas metodológicas de articulação entre Educação Comparada e Educação Matemática: o que dizem os trabalhos publicados no ENEM e SIPEM na última década?. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática, v. 6, n. 1, 2022. https://doi.org/10.34019/2594-4673.2022.v6.35823
TAVEIRA, Flavio Augusto Leite; PERALTA, Deise Aparecida. Uma perspectiva sobre Educação Matemática Comparada. Pesquisas e Práticas Educativas, v. 1, p. 1-15, 2020. https://doi.org/10.47321/PePE.2675-5149.2020.1.e202002
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.