Educação do Campo e Etnomatemática: uma articulação possível?

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DOI:

https://doi.org/10.24116/emd.e202009

Resumo

No presente artigo, tivemos como objetivo investigar como é realizado o trabalho com a Matemática na Educação do Campo, a partir de um olhar sobre a Etnomatemática. Este estudo teve como eixo as discussões sobre a Matemática, a Etnomatemática e a Educação do Campo. Realizamos um estudo bibliográfico, tomando como referência D’Ambrosio (1990, 1993, 2005b), Carvalho (1994), Almeida (2013), Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (BRASIL,1998) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) n° 9394/96 (BRASIL, 1996). Realizamos, também, observações das aulas de dois professores do 5º ano do Ensino Fundamental, além de entrevistas a esses dois profissionais. Entendemos que a pesquisa apresenta contribuições para a formação de pedagogos e professores que buscam valorizar o conhecimento trazido por seus alunos e, ainda, um aprofundamento em sua prática docente.

Palavras-chave: Educação Matemática. Etnomatemática. Educação do Campo.

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Publicado

06-04-2020

Como Citar

ALMEIDA, S. P. N. de C.; ANTUNES, F. M. Educação do Campo e Etnomatemática: uma articulação possível?. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1–23, 2020. DOI: 10.24116/emd.e202009. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/1855. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

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Artigos