Antropologia da Educação Matemática: tendências e grupos de trabalho (GT) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
DOI:
https://doi.org/10.46551/emd.v9n16a16Palavras-chave:
Antropologia Visual, Educação Matemática Comparada, InterdisciplinaridadeResumo
O trabalho buscou, por meio da análise dos Grupos de Trabalho (GT) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, propor um diálogo entre a Antropologia e a Educação Matemática e sugerir a criação de um novo GT que dialogasse com as duas áreas, fomentando o surgimento de um novo campo de pesquisa e estudo: a Antropologia da Educação Matemática. O objetivo foi evidenciar a pluralidade do contexto educacional e cultural em que ambas as áreas estão inseridas, bem como a validação acadêmica e científica das pesquisas realizadas nessas áreas. Conclui-se que os elementos da antropologia estão diluídos e não explicitados nos GT já existentes, o que torna necessário pensar em um novo espaço político e epistêmico.
Downloads
Referências
BISHOP, Alan John. Mathematics Education in its cultural context. Educational Studies in Mathematics, v. 19, n. 2, p. 179-191, 1988. https://doi.org/10.1007/BF00751231
BOGDAN, Robert Charles; BIKLEN, Sara Knopp. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução de Maria João Alvarez; Sara Bahia dos Santos; Telmo Mourinho Baptista. Portugal: Editora Porto, 1994.
CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean; DESLAURIERS, Jean-Pierre; GROULX, Lionei-H, LAPERRIERE, Anne; MAYER, Robert; PIRES, Álvaro. (Org). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Tradução de Ana Cristina Nasser. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2012, p. 295-316.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Sociedade, Cultura, Matemática e seu ensino. Educação e Pesquisa, v.31, n. 1, p. 99-120, jan./abr. 2005. https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000100008
FERREIRA, Eduardo Sebastiani. O que é Etnomatemática. 2003 [Texto não publicado].
FORTES, Clarissa Corrêa. Interdisciplinaridade: origem, conceito e valor. Revista Senac Online, n. 6, p. 1-11, 2009.
GONÇALVES, Harryson Júnio Lessa; SANTANA, Marcela Lopes; MARTINS, Igor Micheletto; SOUZA, Carla Araújo; SCIARINI, Arthur Henrique. Manifesto por uma Antropologia da Educação Matemática. Revemat, v. 19, p. 1-21. 2024. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e97208
MIGNOLO, Walter D. Desobediência epistêmica: a opção descolonial e o significado de identidade em política. Cadernos de Letras da UFF, n. 34, p. 287-324. 2008.
MIGUEL, Antonio; GARNICA; Antonio Vicente Marafioti; IGLIORI, Sonia Barbosa Camargo; D'AMBRÓSIO, Ubiratan. A Educação Matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre sua disciplinarização. Revista Brasileira de Educação, v. 27, p. 70-93, 2004. https://doi.org/10.1590/S1413-24782004000300006
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, n. 3, p. 621-626, 2012. https://doi.org/10.1590/S1413-81232012000300007
SBEM — Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Estatuto da SBEM. Brasília: SBEM, 2021.
SBEM — Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Grupos de Trabalho. 2024. Disponível em https://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/index.php/grupo-de-trabalho; acesso em 10 dez. 2024.
SEVAIO, Joanna Munhoz; SILVA, Camila Braz da. O que pode a escrita etnográfica? Incursões sobre o gênero ensaio e suas potencialidades. Revista de Estudos e Investigações Antropológicas, v. 8, n. 1, p. 1-21, 2021.
SILVA E NETO, Jhemerson; URQUIZA, Antônio Hilário Aguilera; GONÇALVES, Harryson Júnio Lessa. (Des)caminhos para uma (possível) Antropologia da Educação Matemática. In: Anais da 34ª Reunião Brasileira de Antropologia. Belo Horizonte, 2024, p. 1-7.
SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da; CUNEGATTO, Thais. Por uma Antropologia da Educação Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 19, 1 ago. 2016.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações Filosóficas. Tradução de José Carlos Bruni. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1999.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.