Educação Financeira e o uso de vídeos digitais para a promoção da criticidade e da aprendizagem de um grupo de estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental
DOI:
10.46551/emd.v9n16a02Palavras-chave:
Educação Matemática, Educação Financeira, Consumo, VídeosResumo
Investigamos o uso de vídeos para facilitar a compreensão da Educação Financeira, especialmente quando aliada à Educação Matemática Crítica. Analisamos os vídeos produzidos pelos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Juiz de Fora (MG). Ao produzirem os vídeos, esperávamos que os professores identificassem novas oportunidades para promover uma aprendizagem didático-pedagógica sobre Educação Financeira, aproveitando as Tecnologias Digitais para aprimorar a Literacia Financeira dos estudantes. Concluímos que os vídeos transmitiram mensagens importantes, como organização e reflexão sobre temas críticos, o que enriqueceu a pesquisa. O resultado principal foi a constatação de que os estudantes desempenharam um papel central no processo.
Downloads
Referências
BARRÉRE, Eduardo. Videoaulas: aspectos técnicos, pedagógicos, aplicações e bricolagem. In: Anais da 3ª Jornada de Atualização em Informática na Educação. Dourados, 2014, p. 70-105.
BIKLEN, Sari Knopp; BOGDAN, Robert. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 12 ed. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 2013.
BORBA, Marcelo de Carvalho; SOUTO, Deise Lago Pereira; CANEDO JR., Neil da Rocha. Vídeos na Educação Matemática: Paulo Freire e a quinta fase das tecnologias digitais. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Curricular Comum: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEB, 2017.
BROWN, Andrew; DOWLING, Paul. Doing research/reading research: a mode of interrogation for Education. London: Routiedge, 1998.
CAMPOS, Fabio Antunes Brun; FAGUNDES, Minéia Cappellari; PIASSON, Diego. Taxonomia de vídeos: avaliação das funções dos vídeos em duas práticas de ensino da Matemática. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, v. 5, n. 2, p. 302-322, 2021.
D’AMBROSIO, Ubiratan. A Matemática na época das grandes navegações e início da colonização. Revista Brasileira de História da Matemática, v. 1, n. 1, 2001. https://doi.org/10.47976/RBHM2001v1n102
GATTI, Bernadete; ANDRÉ, Marli. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em Educação no Brasil. In: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicole. (Org.). Metodologias da pesquisa qualitativa em Educação: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2010, p. 29-38.
KISTEMANN JR., Marco Aurélio. A produção de significados e a tomada de decisão de indivíduos-consumidores. In: Anais do V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Petrópolis, 2012, p. 1-19.
KISTEMANN JR., Marco Aurélio. Sobre a produção de significados e a tomada de decisão de indivíduos-consumidores. 2011. 540f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista. Rio Claro.
KISTEMANN, JR., Marco Aurélio. Economização, capital humano e literacia financeira na ótica instrumental da OCDE e da ENEF. In: CAMPOS, Celso Ribeiro; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva Coutinho. (Org.). Educação Financeira no contexto da Educação Matemática: pesquisas e reflexões. Taubaté: Akademy, 2020, p. 15-52.
MORAN, José Manuel; MASSETO, Marcos Tarciso; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 14. ed. Campinas: Papirus, 2008.
NEVES, Liliane Xavier; SILVA, Wiliam Henrique Maximiano; BORBA, Marcelo de Carvalho; NATIZKI, Beatriz. I Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática: uma classificação. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 13, n. 1, p. 6-16, 2020. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2020v13n1p06-16
OECHSLER, Vanessa; FONTES, Bárbara Cunha; BORBA, Marcelo de Carvalho. Etapas da produção de vídeos por alunos da Educação Básica: uma experiência na aula de Matemática. Revista Brasileira de Educação Básica, v. 2, n. 2, p. 71-80, jan./mar. 2017.
PESSOA, Cristiane Azevedo Silva; MUNIZ, Ivail Junior. Educação Financeira Escolar: construções, caminhos, pesquisas e potencialidades para o século XXI. Em Teia, v. 12, n. 2, 1-18. 2021. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.251007
RESENDE, Amanda Fabri; PEREIRA, Camila Augusta Alves; KISTEMANN JR, Marco Aurélio. Sobre Educação Matemática, Publicidade e Consumismo Infantil. Boletim do LABEM, v. 7, n. 13, p. 1-22, ago./dez. 2016.
SKOVSMOSE, Ole. Um convite à Educação Matemática Crítica. Tradução de Orlando de Andrade Figueiredo. Campinas: Papirus, 2014.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.