Uma abordagem da Educação Financeira associada à prática docente na 3ª série do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/emd.v7n13a24

Palavras-chave:

Educação Financeira, Planejamento Financeiro, Prática Docente, Ensino Médio

Resumo

A Educação Financeira compreende a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes que empoderam os indivíduos a tomarem decisões informadas no que diz respeito à gestão de recursos financeiros. Nesse contexto, o presente trabalho descreve uma pesquisa realizada com estudantes da 3ª série do Ensino Médio com o objetivo de investigar a importância da Educação Financeira na vida dos alunos a partir da prática docente dos conteúdos da Matemática Financeira. O método incluiu aulas expositivas e atividades interativas, abordando tópicos como diferenciação entre necessidades e desejos, criação de orçamentos e compreensão de juros simples e compostos. Os resultados indicaram que os discentes além de absorverem teoria, também aplicaram o conhecimento na prática, demonstrando maior conscientização financeira e capacidade de tomar decisões informadas.

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Publicado

15-12-2023

Como Citar

NAVARRO, G. F. G.; SILVA, J. C. Uma abordagem da Educação Financeira associada à prática docente na 3ª série do Ensino Médio. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 7, n. 13, p. 1–21, 2023. DOI: 10.46551/emd.v7n13a24. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/7376. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos