Distribuição espacial da Tuberculose no Norte de Minas Gerais

Autores

  • Sandra Célia Muniz Magalhães Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Samuel do Carmo Lima Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Palavras-chave:

Geografia Médica, Tuberculose, Norte de Minas Gerais.

Resumo

O objetivo desse artigo é discutir a distribuição espacial da tuberculose no espaço norte mineiro no ano de 2010. A metodologia utilizada consistiu de levantamento bibliográfico e documental. Os dados da ocorrência de tuberculose nos municípios do norte de Minas foram obtidos do SINAN - Sistema de Informação de Agravos de Notificação. A tuberculose, doença intimamente atrelada às precárias condições de vida da população encontra em algumas regiões brasileiras condições propícias para a sua disseminação, em função da prevenção e controle não serem satisfatórias. Os fatores de risco como grandes concentrações de pessoas, aliadas a falta de saneamento básico, moradias insalubres, subnutrição e higiene inadequada possibilitam a rápida propagação da doença. Percebemos que no norte de Minas Gerais ainda é grande a ocorrência de Tuberculose, surgindo casos novos a cada ano. Sendo assim entendemos que seja necessária a ampliação das ações de prevenção e controle prioritariamente nas áreas com maior ocorrência da doença, devendo ser mais eficaz a atuação de órgãos responsáveis por esse setor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Célia Muniz Magalhães, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Professora do Departamento de Geociências – UNIMONTES; Mestre em Geografia – PUC/SP; Doutoranda
em Geografia - UFU.

Samuel do Carmo Lima, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Professor do Instituto de Geografia – UFU; Doutor em Geografia - USP.

Referências

ALVES, Rosana; NATAL, Sônia. Epidemia e Controle da Tuberculose. In: SANT’ANNA, Clemax Couto. Tuberculose na Infância e na Adolescência. São Paulo: Editora Atheneu, 2002.

CORRÊA, Roberto Lobato. Espaço: um conceito-chave da Geografia. In: CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo César da Costa; CORREA, Roberto Lobato. Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censos demográficos – 1960 a 2000. Rio de Janeiro: IBGE, 2000.

________. Censo demográfico 2010. Disponível em Acesso em 22 demaio de 2011.

INSTITUTO DE PESQUISA APLICADA - IPEA: Atlas do desenvolvimento humano. Disponível em « http:www.ipea.gov.Br» – Acesso EM 25/08/2006.

MARREIRO, Leni S.; SARAIVA, Maria G. G.; AMORIM, Raul D. S. Informe Epidemiológico Nº 2/2005 – Tuberculose. Fundação de Medicina Tropical do Amazonas. MANAUS – AMAZONAS, 2005.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Cadernos de Atenção Básica: Manual Técnico para o Controle da Tuberculose. Secretaria de Políticas de Saúde - Departamento de Atenção Básica. BRASÍLIA – DF, 2002.

MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia: pequena história crítica. São Paulo: Hucitec, 1989.

MOREIRA, Ruy. Pensar e ser em geografia: ensaios de história, epistemologia e ontologia do espaço geográfico. São Paulo: Contexto, 2007.

________. Da região à rede e ao lugar: A nova realidade e o novo olhar geográfico sobre o mundo. etc..., espaço, tempo e crítica. Revista Eletrônica de Ciências Humanas e Sociais e outras coisas. n. 1, v. 1(3), 1° de junho de 2007. .

SANT’ANNA, Clemax Couto. Tuberculose na Infância e na Adolescência. São Paulo: Editora Atheneu, 2002.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço. Técnica e Tempo. Razão e Emoção. 2º Edição. São Paulo: Hucitec, l997.

________. Por uma Geografia Nova:Da crítica da Geografia a uma Geografia Crítica. 6. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

RevistaRadis, nº 81 – Maio de 2009 – Disponível em Acesso em 12/03/2011.

TEIXEIRA, Irene Aparecida. Incidência da Tuberculose, Índice de Desenvolvimento Humano e Indicadores de Vulnerabilidade Familiar. Região Metropolitana de Belo Horizonte: uma abordagem multivariada. Tese (Doutorado

em Ciência Animal). Escola de Medicina Veterinária – UFMG, Belo Horizonte-MG, 2008.

Downloads

Publicado

2011-12-31

Como Citar

MAGALHÃES, S. C. M.; LIMA, S. do C. Distribuição espacial da Tuberculose no Norte de Minas Gerais. Revista Cerrados, [S. l.], v. 9, n. 01, p. 55–70, 2011. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/2999. Acesso em: 18 abr. 2024.