A Universidade Estadual de Montes Claros e o papel da Geografia no desvendamento do espaço norte mineiro

Autores

  • Priscilla Caires Santana Afonso Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Sandra Célia Muniz Magalhães Professora do Departamento de Geociências da UNIMONTES. Mestre em Geografia. Doutoranda em Geografia pela UFU.
  • Rafael Muniz Magalhães Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Pesquisa. UNIMONTES. Departamento de Geociências. Curso de Geografia. Norte de Minas.

Resumo

A pesquisa é um instrumento de mudança face aos seus resultados que podem servir como base para políticas públicas que atendam as necessidades da população. Nesse sentido, esse trabalho visa discutir a contribuição da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES e do Departamento de Geociências quanto à pesquisa no norte de Minas. A metodologia utilizada consistiu-se em pesquisa bibliográfica e documental. Concluí-se que a Instituição e o curso de Geografia nos seus 50 anos de história, contribuíram com a região através da formação de profissionais, elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa e fortalecendo o ensino público de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscilla Caires Santana Afonso, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Professora do Departamento de Geociências da UNIMONTES. Mestre em Geografia. Doutoranda em
Geografia pela UFU.

Sandra Célia Muniz Magalhães, Professora do Departamento de Geociências da UNIMONTES. Mestre em Geografia. Doutoranda em Geografia pela UFU.

Professora do Departamento de Geociências da UNIMONTES. Mestre em Geografia. Doutoranda em Geografia pela UFU.

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1988.

BRASIL. LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 5. ed. – Brasília : Câmara dos Deputados, Coordenação Edições Câmara, 2010.

CARDOSO, J. M. A. A Região Norte de Minas Gerais: um estudo da dinâmica de suas transformações espaciais. 1996. Dissertação (Mestrado em Economia) – PIMES, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 1996.

FAPEMIG. Relatório de Atividades FAPEMIG 2010. Belo Horizonte, 2011.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censos demográficos – 1960 a 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.

LEITE, Romana de Fátima Cordeiro. Norte de Minas e Montes Claros: o significado do ensino superior na (re) configuração da rede urbana regional. (dissertação). Uberlândia, 2003.

PEREIRA, A. M. Cidade média e região: o significado de Montes Claros no Norte de Minas (Tese em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.

PEREIRA, Anete Marília, SOARES, Maria Ivete. Leituras Geográficas sobre o Norte de Minas Gerais. Montes Claros: Editora Unimontes, 2004.

MATOS, R. E. da S.; SATHLER, D.; UMBELINO, G. Urbano Influente e Rural Não-Agrícola em Minas Gerais. Disponível em www.cedeplar.ufmg.br/diamantina2004/textos/D04A060. PDF. Acesso em:15/07/2010.

RIBEIRO, R. F. História ecológica do sertão Mineiro e a formação do patrimônio cultural sertanejo. IN: LUZ, C. e DAYRELL, C. (orgs.). Cerrado e Desenvolvimento: tradição e atualidade. Montes Claros: Max Gráfica e Editora, 2000, p. 47-106.

RODRIGUES, L. Contribuição da agricultura irrigada ao desenvolvimento regional. In: LUZ, C. e DAYRELL, C. (orgs.). Cerrado e Desenvolvimento: tradição e atualidade. Montes Claros: Max Gráfica e Editora, 2000, p. 141-188.

UNIMONTES. Projeto Pedagógico curso de Geografia. Montes Claros, 2008.

Sites:

www.cnpq.br

www.capes.gov.br

www.inpe.br

www.fapemig.br

www.unimontes.br

Downloads

Publicado

2012-12-31

Como Citar

AFONSO, P. C. S.; MAGALHÃES, S. C. M.; MAGALHÃES, R. M. A Universidade Estadual de Montes Claros e o papel da Geografia no desvendamento do espaço norte mineiro. Revista Cerrados, [S. l.], v. 10, n. 01, p. 20–43, 2012. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/3010. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>