DESCOLONIZAÇÃO DO ENSINO EM ANGOLA

PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E LIBERTADORA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/rssp202533

Palavras-chave:

Descolonização do ensino, Angola, Educação Inclusiva, Libertação

Resumo

A permanência de práticas coloniais no sistema educativo angolano constitui um obstáculo à construção de uma educação inclusiva e libertadora. Neste contexto, o objetivo deste estudo é analisar de que forma a descolonização do ensino pode contribuir para a promoção de uma educação inclusiva e libertadora em Angola. Para tanto, adotamos uma abordagem qualitativa, com base bibliográfica, por meio da seleção intencional de obras de autores e autoras que abordam a educação sob uma perspectiva crítica. Os resultados demonstram que, embora haja avanços institucionais pós-independência, ainda subsistem vestígios da colonialidade, como a centralização curricular, a desvalorização das culturas locais e práticas pedagógicas autoritárias. Assim, a plena descolonização do ensino em Angola exige transformações estruturais, ideológicas e pedagógicas, com a valorização da diversidade cultural e a formação de educadores e educadoras comprometidos/as com uma pedagogia emancipatória, capaz de romper com as lógicas de opressão herdadas do colonialismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Boás dos Santos, Universidade Católica de Angola - UCAN

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Mestre em Serviço Social e Política Social, e Licenciado em Pedagogia pela Universidade Católica de Angola (UCAN). É integrante do grupo de pesquisa do CNPq “Formação, Trabalho, Desigualdade Social e Políticas Públicas” e do núcleo de pesquisa “Formação, Educação, Trabalho e Políticas Públicas” da UFPI. Professor da Universidade Católica de Angola (UCAN). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), código de financiamento 001. ORCID: https://orcid.org/0009-0006-0587-2125. E-mail: boas.santos@ucan.edu.

Referências

AGÊNCIA BRASILEIRA DE COOPERAÇÃO. Projeto Escola de Todos. Brasília, 2017. Disponível em: https://www.gov.br/abc/pt-br/assuntos/noticias/politicas-brasileiras-de-inclusao-inspiram-politica-nacional-da-educacao-especial-de-angola. Acesso em: 28 abr. 2025.

ANGOLA. Decreto Presidencial nº 17/16, de 7 de outubro. Diário da República I

Série, n.º 170. Luanda: Imprensa Nacional, 2017.

ANGOLA. Decreto Presidencial nº 187/17, de 16 de agosto. Diário da República I

Série, n.º 140. Luanda: Imprensa Nacional, 2022.

BINJI, Pedro. A Reforma Educativa em Angola: O desafio da construção de uma escola libertadora. Padova: Centro Missionario dei Cappuccini, 2013.

BOA VENTURA, José Fernando. A Escola Católica em Angola e o Desafio da Construção da Comunidade Educativa. Roma: Edizioni Viverein, 2010.

BOA VENTURA, José Fernando. Como Pensar a Formação de Professores em Angola. Roma: Proget Edizioni, 2013.

BOA VENTURA, José Fernando. Estudo do Sistema Curricular Angolano: reforma e inovação segundo o pensamento de José Gimeno Sacisttán. Roma: Proget Edizioni, 2016.

CLÓVIS, Moura. Dialética radical do Brasil negro. São Paulo: Editora Anita, 1994.

FALOLA, Toyin. O poder das culturas africanas. Tradução de Beatriz Silveira Castro Filgueiras. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Tradução de Sebastião Nascimento e colaboração de Raquel Camargo e Regina Salgado Campos. São Paulo: Ubu, 2020.

FREIRE, Paulo. Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 1993.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 55ªed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 58ªed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

FREIRE, Paulo. Política e Educação. 5ªed. São Paulo, Cortez, 2001.

HERNANDEZ, Leila Leite. A África na Sala de Aula: visita à história contemporânea. 2ªed. São Paulo Selo Negro, 2008.

IMBAMBA, José Manuel. Uma Nova Cultura para Mulheres e Homens Novos: um projecto filosófico para Angola do terceiro milénio à luz da filosofia de Baptista Mondin. Luanda: Paulinas, 2003.

MÉSZÁROS, István. Para além do capital: para uma teoria da transição. Tradução de Iva Tavares. 2 ed. São Paulo: Boitempo Editorial, 2008.

MNISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DE ANGOLA. Anuário Estatístico da Educação 2021. Luanda: MED, 2023.

NBABA, André Vela. Políticas Educativas em Angola (1975-2005) Entre o Global e o Local: Sistema Educativo Mundial. Sediaca, 2012.

NETO, João Colares da Mota; STRECK, Danilo R. Fontes da educação popular na América Latina: contribuições para uma genealogia de um pensar pedagógico decolonial. Educar em Revista, Curitiba, v. 35, n. 78, p. 207-223, nov./dez. 2019.

NETO, Teresa José Adelina da Silva. Contribuição a história da educação e cultura de Angola: Grupos nativos, colonização e a independência. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Campinas, São Paulo, 2004.

NGULA, Amadeu. Educação de Base e Desenvolvimento na África Austral à Luz dos Documentos da UNESCO e da OUA: Proposta Didáctico-Educativa para Angola (tese de doutoramento). Roma: Universidade Pontifícia Salesiana, 2003.

OLIVEIRA, Dennis de. Racismo estrutural: uma perspectiva histórico-crítica. São Paulo: Editora Dandara, 2021.

ONU. Declaração das ONGs Educação para Todos: consulta internacional de ONG (CCNGO). Dakar, 2000.

ONU. Unicef: apenas 58% das escolas primárias em Angola têm casa de banho. ONU News, 24 ago. 2016. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2016/08/1560081. Acesso em: 27 abr. 2025.

PERRENOUD, Philippe et al. As competências para Ensinar no Século XXI: a Formação dos Professores e o Desafio da Avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidad y Modernidad-racionalidad. In: BONILLO, Heraclio (org.). Los conquistados. Bogotá: Tercer Mundo Ediciones; FLACSO, 1992, pp. 437-449. Tradução de Wanderson Flor do Nascimento.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidad y Modernidad-racionalidad. In: BONILLO, Heraclio (org.). Los conquistados. Bogotá: Tercer Mundo Ediciones; FLACSO, 1992, pp. 437-449. Tradução de Wanderson Flor do Nascimento.

SAMUELS, Michael Anthony. A Educação ou Instrução: a história do ensino em Angola 1878-1914. Luanda: Mayamba, 2011.

SANTOS, Boás dos; JOAZEIRO, Edna Maria Goulart. Políticas educacionais e realidade escolar em Angola: uma reflexão sobre as contradições na legislação e seu impacto na Educação. In: Anais do III Seminário Nacional Serviço Social e a Pesquisa Social na Amazônia: desigualdades sociais, expropriação da natureza e desafios frente às mudanças climáticas. Artigo. Belém: UFPA, 2024. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/iiiseminarioppgss/983890. Acesso em: 27 de abr. de 2025.

SANTOS, Boás dos; QUISSUNGO, Nelson André. Educação como Processo de Libertação da Pessoa: caminhos para a promoção da convivência democrática em Angola. Angola-Benguela: Elavoko, 2024.

SANTOS, Martins dos. Cultura, Educação e Ensino em Angola. Braga-Portugal: Edição Electrónica, 1998.

STRECK, Danilo R.; MORETTI, Cheron Zanini. Colonialidade e insurgência: contribuições para uma pedagogia latino-americana. Revista Lusófona de Educação, n. 24, p. 35-52, 2013. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, Portugal.

UNICEF ANGOLA. Educação. Luanda, 2024. Disponível em: https://www.unicef.org/angola/educacao. Acesso em: 28 abr. 2025

UNICEF ANGOLA. Higiene e dignidade nas escolas. UNICEF Angola, 2025. Disponível em: https://www.unicef.org/angola/historias/higiene-e-dignidade-nas-escolas. Acesso em: 27 abr. 2025.

UNICEF. Água e saneamento nas escolas de Angola: Diagnóstico das condições de água e saneamento em 600 escolas de 6 províncias de Angola. Luanda: UNICEF Angola, 2016. Disponível em: https://www.unicef.org/angola/relatorios/%C3%A1gua-e-saneamento-nas-escolas-de-angola. Acesso em: 27 abr. 2025.

VIEIRA, Laurindo. Angola: A dimensão Ideológica da Educação 1975-1992. Luanda: Nzila, 2007.

ZAU, Filipe. Do acto Educativo ao Exercício da Cidadania. Luanda: Mayamba, 2015.

ZAU, Filipe. Educação em Angola: novos trilhos para o desenvolvimento. Luanda: Movilivros, 2009.

Downloads

Publicado

30.09.2025

Como Citar

dos Santos, B., & Marques Sobrinho de França, R. (2025). DESCOLONIZAÇÃO DO ENSINO EM ANGOLA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E LIBERTADORA. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 9(2), 265–290. https://doi.org/10.46551/rssp202533

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.