SERVIÇO SOCIAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS

COMBATE AO RACISMO E SEXISMO CONTRA ESTUDANTES NEGRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/rssp202511

Palavras-chave:

Racismo, Sexismo, Serviço Social, Escolas Públicas, Educação Básica

Resumo

Este estudo objetivou investigar as formas que o Serviço Social combate o racismo e o sexismo na educação básica e pública, tendo por finalidade afirmar a importância e a urgência da inserção de assistentes sociais em escolas. Consistiu metodologicamente de uma análise marxista e interseccional, a partir de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, realizada através de pesquisa qualitativa em artigos científicos e trabalhos completos de eventos acadêmicos do período de 2020 a 2023. Para análise dos dados utilizou a técnica de análise de conteúdo. Os resultados alcançados com a pesquisa tecem as particularidades do racismo e do sexismo no âmbito escolar, como essas formas de opressão se interseccionam para criar outras expressões da “questão social”, em razão do sistema de dominação-exploração patriarcado-racismo-capitalismo. Observa-se a escola como um espaço reprodutor de desigualdades e de poder, ao reproduzir as normas da burguesia e da branquitude. O que torna as estudantes negras, a antítese do “branco” e do “homem”, e alvos de tendências estruturais de pobreza, violência sexual e de inexpressiva representatividade dentro e fora da escola. Fazendo-se necessário o desenvolvimento de estratégias de intervenção por parte das/os assistentes sociais das escolas para combater o racismo e o sexismo, por meio da elaboração de projetos, estudos e atividades pedagógicas vinculadas ao método materialista histórico-dialético, a interseccionalidade e decolonialidade, em prol de uma educação para além do capital, que seja democrática, multicultural, sem preconceitos e sem discriminações.

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Biografia do Autor

Eduardo Cechin da Silva, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Graduando em Serviço Social pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - Campus São Borja. Membro do Grupo de Pesquisa em Políticas Sociais, Questão Social e Relações de Exploração/Opressão (GPEXO) e em Trabalho, Formação Profissional em Serviço Social e Política Social na América Latina (GTFOPPS). Bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). ORCID: https://orcid.org/0009-0008-5906-8241. E-mail: eduardocechin424@gmail.com.

Monique Soares Vieira, Universidade Federal do Pampa

Assistente Social. Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - Campus São Borja. Mestrado e Doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora do Curso de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - Campus São Borja. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Direitos Humanos e Interseccionalidades (GPEDHI). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4463-5724. E-mail: moniquevieira@unipampa.edu.br.

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Publicado

28.04.2025

Como Citar

Silva, E. C. da, & Vieira, M. S. (2025). SERVIÇO SOCIAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS: COMBATE AO RACISMO E SEXISMO CONTRA ESTUDANTES NEGRAS. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 9(1), 234–259. https://doi.org/10.46551/rssp202511

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