“VIAJANDO PELO MUNDO AUTÍSTICO”: EDUCAÇÃO FÍSICA E A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
Mots-clés :
Autismo, Educação Física, Inclusão, EscolaRésumé
Os alunos atípicos estão cada vez mais presentes nas escolas e deveriam ter seu acesso às aulas de Educação Física adaptadas às suas peculiaridades, lecionadas por profissionais capacitados e qualificados para que o aluno possa alcançar seu amplo desenvolvimento. O objetivo do presente artigo foi analisar as condições de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais, nas aulas de educação física e verificar quais meios foram utilizados pelo professor para que ocorra essa inclusão e identificar como o aluno autista lida diretamente com o desenvolvimento da sua aprendizagem através do esporte. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura que utilizou como instrumento de pesquisa as seguintes bases de dados: Scientific Electronic Lybrary Online (SciELO), Google Acadêmico, Bireme e Latindex. Os termos utilizados na busca foram “autismo”, “escola”, “inclusão”, “educação física”. Foram encontrados 30 artigos, excluídos 14 duplicados e após leitura dos títulos e resumos e do texto na íntegra, foram selecionados 16 artigos para inclusão no estudo. Para análise do material selecionado, foram traçados os seguintes eixos: Identificar a relação entre os alunos autistas e sua adaptação ao ambiente escolar nas aulas de educação física e a capacitação e qualificação do professor em proporcionar aulas inclusivas e adaptadas; verificar as principais barreiras para a inclusão desses alunos, no ambiente escolar. Os principais resultados encontrados apontam que algumas escolas ainda não estão preparadas para incluir o aluno com autismo de forma ampla nas aulas de educação física e que os professores necessitam de aperfeiçoamento para melhor atender aos alunos atípicos. A realização desta pesquisa possibilitou demonstrar que este conteúdo é relevante uma vez que busca mostrar a importância de profissionais treinados para lidar tanto com as mudanças do dia a dia da educação, como também com relação ao ensinar para os atípicos, de forma lúdica, onde a criança sinta prazer no aprender.
Palavras-chave: Autismo, Educação Física, Inclusão, Escola.
ABSTRACT
Atypical students are increasingly present in schools and should have access to Physical Education classes adapted to their peculiarities, taught by trained and qualified professionals so that the student can achieve their full development. The objective of this article was to analyze the conditions for the inclusion of students with special educational needs in physical education classes and to verify which means were used by the teacher to facilitate this inclusion, as well as to identify how autistic students directly engage with their learning development through sports. This is a systematic literature review that utilized the following databases as research instruments: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Google Scholar, Bireme, and Latindex. The terms used in the search were "autism," "school," "inclusion," and "physical education." A total of 30 articles were found, 14 duplicates were excluded, and after reading the titles, abstracts, and full texts, 16 articles were selected for inclusion in the study. For the analysis of the selected material, the following axes were outlined: identifying the relationship between autistic students and their adaptation to the school environment in physical education classes, and the training and qualification of teachers in providing inclusive and adapted classes; verifying the main barriers to the inclusion of these students in the school environment. The main results indicate that some schools are still not prepared to fully include students with autism in physical education classes and that teachers need further training to better serve atypical students. Conducting this research demonstrated that this content is relevant as it seeks to highlight the importance of trained professionals in dealing with both the daily changes in education and teaching atypical students in a playful manner, where the child feels pleasure in learning.
Keywords: Autism, Physical Education, Inclusion, School.
RESUMEN
Los alumnos atípicos están cada vez más presentes en las escuelas y deberían tener su acceso a las clases de Educación Física adaptado a sus peculiaridades, impartidas por profesionales capacitados y cualificados para que el alumno pueda alcanzar su amplio desarrollo. El objetivo del presente artículo fue analizar las condiciones de inclusión de los alumnos con necesidades educativas especiales en las clases de educación física y verificar qué medios fueron utilizados por el profesor para que ocurra esta inclusión, así como identificar cómo el alumno autista lidia directamente con el desarrollo de su aprendizaje a través del deporte. Se trata de una revisión sistemática de la literatura que utilizó como instrumento de investigación las siguientes bases de datos: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Google Académico, Bireme y Latindex. Los términos utilizados en la búsqueda fueron “autismo”, “escuela”, “inclusión”, “educación física”. Se encontraron 30 artículos, se excluyeron 14 duplicados y, tras la lectura de los títulos, resúmenes y del texto completo, se seleccionaron 16 artículos para su inclusión en el estudio. Para el análisis del material seleccionado, se trazaron los siguientes ejes: Identificar la relación entre los alumnos autistas y su adaptación al ambiente escolar en las clases de educación física y la capacitación y cualificación del profesor para proporcionar clases inclusivas y adaptadas; verificar las principales barreras para la inclusión de estos alumnos en el ambiente escolar. Los principales resultados encontrados indican que algunas escuelas aún no están preparadas para incluir al alumno con autismo de manera amplia en las clases de educación física y que los profesores necesitan perfeccionamiento para atender mejor a los alumnos atípicos. La realización de esta investigación permitió demostrar que este contenido es relevante, ya que busca mostrar la importancia de profesionales capacitados para lidiar tanto con los cambios del día a día de la educación, como también en relación a la enseñanza para los atípicos, de forma lúdica, donde el niño sienta placer en aprender.
Téléchargements
Références
ALMEIDA Pereira; ALMEIDA, Deyliane Aparecida; Leal, Angélica. Processos de Adaptação de crianças com transtorno do espectro autista à natação: um estudo comparativo. Revista Educação Especial em Debate, n. 4, p. 79-91, 2017. Acesso em 24 maio de 2023.
BARBOSA, Lucas; GALLINA, Isadora; NUNES, Camila Cunha. Percepção dos responsáveis por crianças com autismo sobre a importância das aulas de educação física escolar. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 20, 2022. https://doi.org/10.36453/cefe.2022.28800 . Acesso em 16 maio de 2023.
BRASIL, Lei nº 9.394/1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: 1996.Diponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 16 maio de 2023.
BRASIL. Saúde de A à Z: Quem são as pessoas com deficiência? Disponível em: http://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/saude-da-pessoa-com-deficiencia. Acesso em: 28 mar. 2023.
BERTIN. Carla; NOKANO, Claudia ET.al. Manual dos Direitos da Criança com Autismo. São Paulo, 2021. Disponível em: https://www.saopaulo.sp.leg.br/escoladoparlamento/wp-content/uploads/sites/5/2021/11/Manual-dos-Direitos-da-Pessoa-com-Autismo.pdf. Acesso em: 26 mar. 2023.
CHICON, José Francisco et al. Brincando e aprendendo: aspectos relacionais da criança com autismo. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 41, p. 169-175, 2019. https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.01.017. Acesso em: 23 mar. de 2023.
DECLARAÇÃO DE SALAMANCA. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em: 24 de maio de 2023.
FALKENBACH, Atos Prinz; DIESEL, Daniela; DE OLIVEIRA, Lidiane Cavalheiro. O jogo da criança autista nas sessões de psicomotricidade relacional. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 31, n. 2, 2010. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=401338541014. Acesso em: 24 maio de 2023
FONSECA, Vitor da. Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.
GAROZZI, Gabriel Vighini et al. Brincando e aprendendo: aspectos relacionais da criança com autismo. In: XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte. 2017. https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.01.017. Acesso em 13 junho de 2023.
KRAMER, S. Direitos da Criança e projeto político pedagógico de educação infantil. In. BAZÌLIO, L.C: KRAMER, S. Infância, educação e direitos humanos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
OLIVEIRA, Reinaldo Conceição et al. Benefícios do Esporte para a Inclusão de Crianças Autistas. Revista Faipe, v. 12, n. 1, p. 43-53, 2022 – Acesso em: 02 junho de 2023.
SÁ, Maria das Graças Carvalho Silva de; SIQUARA, Zelinda Orlandi; CHICON, José Francisco. Representação simbólica e linguagem de uma criança com autismo no ato de brincar. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 37, p. 355-361, 2015. https://www.scielo.br/j/rbce/a/gvkfQ6BQmV7bt88jySzwVPw/dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2015.08.004. Acesso em: 14 jun. 2023.
SANTOS, A. M. T. Autismo: um desafio na alfabetização e no convívio escolar. São Paulo: CRDA, 2008.
SCHLIEMANN, A. L. Esporte e autismo: estratégias de ensino para inclusão esportiva de crianças com transtorno do espectro autista (TEA). 2013. Tese de Doutorado. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1625597. Acesso em 14 junho de 2023.
SILVA, L. E. V. da et al. Contribuições dos jogos cooperativos e esportes coletivos para o desenvolvimento de habilidades sociais e pedagógicas em crianças com transtorno do espectro autista. 2020. Disponível em: https://encurtador.com.br/0PeYE. Acesso em: 14 jun. 2023.
SILVA, S. G. et al. Os benefícios da atividade física para pessoas com autismo. Diálogos em Saúde, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://periodicos.iesp.edu.br/dialogosemsaude/article/view/204/181&ved=2ahUKEwj6tKyBjfWJAxWFqpUCHZNUOXsQFnoECDgQAQ&usg=AOvVaw1gb2_4R7Xve8_wbazum-TL. Acesso em: 13 maio 2023.
SOUZA, M. G. de; Martins, M. M. S.; SILVA, C. D. A Educação Inclusiva: Os Aspectos e princípios da inclusão social no âmbito educacional. Educação & Linguagem. ISSN: 2359-277X. ano 5. nº 1. mai. p. 61-76. 2018.
SOUSA, M. N. A.; BEZERRA, A. L. D. Atividades esportivas para indivíduos com transtorno do espectro autista. Revista Brasileira de Educação e Saúde, v. 11, n. 1, p. 90-96, 2021. https://doi.org/10.18378/rebes.v11i1.8703 . Acesso em: 24 de maio 2023.
TEIXEIRA, G. Manual do autismo. São Paulo: Editora Best Seller, 2016.
Téléchargements
Publiée
Versions
- 2025-09-30 (3)
- 2025-09-30 (2)
- 2025-09-17 (1)
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© RENEF 2025

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.















