Esta é uma versão desatualizada publicada em 2022-07-29. Leia a versão mais recente.

A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO FISICA

Autores

  • Neusmar Barbosa Santos Universidade Estadual de Montes Claros
  • Alenice Aliane Fonseca
  • Wellington Danilo Soares Universidade estadual De Montes Claros - UNIMONTES

Resumo

A inclusão escolar das pessoas com deficiência precisa ser planejada e a Educação Física é a melhor disciplina para a inclusão, devido as suas atividades e jogos lúdicos que promovem a liberdade de mostrar o que são capazes. O objetivo do presente estudo foi analisar se existe a inclusão dos alunos com deficiência nas aulas de Educação Física Escolar. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, com abordagem quantitativa e transversal. A amostra foi composta por 23 professores de Educação Física, ambos os sexos, na faixa etária de 20 a 40 anos, selecionados de forma intencional, que atuam na rede pública municipal da cidade de Arinos/MG. Como instrumento foi utilizado um questionário composto por 07 questões para responder à questão do estudo. Nossos resultados apontaram que os professores da pesquisa valorizam as habilidades dos alunos com deficiência, utilizam estratégias de reforço positivo e evitam atividades de eliminação. Além disso, a maioria dos avaliados possui especialização para trabalhar com esses alunos e esses professores perceberam que, os alunos com deficiência melhoram significativamente o seu desenvolvimento depois que começam a participar da aula de Educação Física. Ao final, foi possível concluir que a Educação só terá sucesso no processo de inclusão dos alunos com deficiência quando consolidar a comunhão de propósitos educacionais, priorizando o professor, o educando, a família, a comunidade e a equipe administrativa escolar como protagonistas e agentes facilitadores de transformação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CALDAS, R.D. et al. A aplicabilidade da educação inclusiva nas aulas de educação física do município de Ananindeua-Pará: um estudo das dificuldades, entendimentos e atitudes dos professores de educação física e educação especial, frente aos desafios do processo de inclusão de alunos com deficiência física. 103f. (Dissertação de Mestrado) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Lisboa, 2021.

CAMPOS, M P. A inclusão na educação física escolar: um estudo narrativo com professores de Educação Física. 32f. (Trabalho de Conclusão de Curso) - Universidade Federal do Tocantins. 2019. Disponível em: file:///C:/Users/Luiz%20Gustavo/Downloads/manzini,+v22n2a4%20(1).pdf. Acesso em: 13 mar. 2022.

CIPRIANO, S.L. O olhar do aluno com deficiência intelectual sobre as aulas de educação física na escola. 44f. (Trabalho de Conclusão de Curso) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2022.

CUNHA, M.R.C. O aspecto afetivo e sua importância na aprendizagem das crianças com necessidades educativas especiais na inclusão da educação infantil. 112f. (Tese de Doutorado) - Escola Superior João de Deus. Lisboa. 2021.

CUQUETTO, D.C. A capoeira adaptada como alternativa de melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência: desafios e possibilidades. Vitória: Edifes, 2022.

FABRIS, J.L; SANTOS E.C; LOCATELLI, J; VERONEZG, J. A Educação Física e i Desenvolvimento da Autonomia de uma Aluna com Paralisia Cerebral Dialógica Espatifa: Uma Perspectiva de Inclusão. Revisa Eficiência. v.6, n.2, p.42-51, 2020.

FIORINI, M. L. S.; MANZINI, E. J. A inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física, Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.24, n.2, p.183-198, Abr-Jun, 2018.

JOFRE, J.M.; et al. Um olhar sobre o processo de autonomia dos alunos de uma escola de educação especial. 177f. (Dissertação de Mestrado) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Londrina, 2021

MAIOR, I. História, conceito e tipos de deficiência. Disponível em: https://historiapt.info/pars_docs/refs/13/12132/12132.pdf. Acesso em: 20 mar. 2022.

MARQUES, M.S. A inclusão de Alunos com Deficiência nas Aulas de Educação Física. 28f. (Monografia) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, UNICEUB, Brasília, 2019.

MARTINS, R.L.D. R; SOUZA, F.T. O; MELLO, A.S. A Presença Masculina de Professores de Educação Física na Educação Infantil da Inserção à Gestão Escolar. Zero-a-Seis. v.22, n.42, p.453-479, Jul-Dez, 2020.

MENEZES; C.V, Inclusão na Educação Física; Meu Artigo. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/inclusao-na-educacao-fisica.htm. Acesso em: 20 nov. 2021.

OLIVEIRA, E.V.F. A prática da educação física na inclusão de alunos com necessidades educativas especiais na escola estadual Zolito de Jesus Nunes, de Macapá, estado do Amapá, Brasil. 113f. (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Fernando Pessoa, Porto. 2021.

PIMENTEL, M.S. Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas aulas de educação física no ensino regular. 38f. (Trabalho de Conclusão de Curso) - Graduação em Educação Física, Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.

SANTOS, E.S.; HASHIZUME, C.M. Educação Física e inclusão: um estudo sobre o currículo de três faculdades do ABC. Disponível em: http://www.metodista.br/congressos-cientificos/index.php/Congresso2020/Pos-LatoeStricto/paper/view/10920. Acesso em: 13 nov. 2021.

SILVA, B.J.S. Inclusão de alunos com necessidades especiais nas aulas de educação física escolar. 37f. 2019. (Trabalho de Conclusão de Curso) - Graduação em Educação Física, Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.

SILVA, E.S. Uma proposta de formação continuada em serviço para professores do ensino fundamental tendo como temática a educação inclusiva. 114 f. 2021. (Dissertação) - Curso de Mestrado Profissional em Educação, Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.

SOUSA, A.A. D; ALMEIDA, A.A. Análise da Valorização Profissional e Social dos Educadores Físicos em Escolas de Rede Pública de uma Cidade do Triangula Mineiro. Saberes Acadêmico. v.4, n.2, p.144-153, Jul-Dez, 2020.

TEIXEIRA, J.A.L. et al. Inclusão de alunos com necessidades especiais nas aulas de educação física: um relato de experiência. Revista Interdisciplinar, v.12, n.1, p.95-102, 2019.

Publicado

2022-07-29

Versões

Como Citar

BARBOSA SANTOS, N. .; ALIANE FONSECA, A.; DANILO SOARES, W. . A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO FISICA. RENEF, [S. l.], v. 5, n. 6, p. 110–119, 2022. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/5221. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>