A reforma empresarial em Minas Gerais: rumo à privatização da educação pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/ees.v15n17a05

Palavras-chave:

Reforma Empresarial, Educação Pública, Privatização

Resumo

O presente trabalho objetiva analisar propostas e ações para educação mineira, no Governo de Romeu Zema Neto (2019-2022), relacionadas a melhoria da qualidade da educação em Minas Gerais. Para tal finalidade, parte da seguinte indagação: em que grau essas propostas e ações podem conduzir à privatização da educação pública no Estado? Na busca de respostas, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, bem como uma análise do documento “Liberdade Ainda que Tardia” e de outros documentos e matérias veiculadas nos portais oficiais do governo, como “Agência Minas” e “Transparência”. Nas ações implantadas é possível identificar uma lógica gerencialista que busca atender às demandas políticas, econômicas e educacionais, pautada em um paradigma mercadológico de minimização do papel do Estado frente às demandas sociais, potencializando cada vez mais a tríade responsabilização, meritocracia e privatização.

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Biografia do Autor

Maria Simone Ferraz Pereira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Educação. Professora Titular na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (FACED/UFU). Minas Gerais, Brasil. E-mail: msimonefp@ufu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7009-7571.

Lucia de Fátima valente, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Educação. Professora Titular na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (FACED/UFU). Minas Gerais, Brasil. E-mail: valentelucia@ufu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1228-5643.

Vanyne Aparecida Franco Freitas, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutoranda em Educação e em Administração. Minas Gerais, Brasil. E-mail: vanyne@ufu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2937-9344.

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Publicado

30.06.2022

Edição

Seção

Dossiê — Privatização da Educação Brasileira: ações mercantis e financeiras na definição das políticas públicas