PESQUISA DE CAMPO COMO POSSIBILIDADE DE CONCRETIZAR OPORTUNIDADES DE DIÁLOGO: EXPERIÊNCIAS EM DUAS COMUNIDADES ARTESÃS DO JAPALÃO - TO
Palabras clave:
diálogo de saberes, Jalapão, buriti, capim-douradoResumen
O presente artigo apresenta reflexões sobre o processo de pesquisa de campo realizado em parceria com duas comunidades quilombolas da região do Jalapão, Prata e Mumbuca. Ambas são comunidades de artesãos de capim-dourado, uma técnica tradicional onde escapos de capim-dourado são costurados com fibras extraídas do buriti. O objetivo inicial de associar os conhecimentos locais com os científicos, ao longo do processo da pesquisa, se tornou uma busca por caminhos para exercitar o diálogo de saberes entre ambas perspectivas. Para isso, as percepções dos artesãos foi levantada através de instrumentos de pesquisa qualitativa, aplicados com a colaboração e participação de moradores das comunidades. Dentre os dados obtidos, ressaltaram-se indagações relacionadas às espécies. Estas, puderam ser associadas com produções científicas e, também, inspiraram novos projetos sobre a sua biologia. Ao fim do projeto e considerando que os artesãos compartilharam conosco suas perspectivas sobre as espécies, foram confeccionados, junto com eles, lâminas com cortes histológicos escapos de capim-dourado e da folha do buriti. A intenção era a de que eles pudessem observar as mesmas plantas, dessa vez sob a perspectiva da ciência, em microscópios. Por fim, vivenciamos o desenvolvimento de uma metodologia de campo alinhada à processos dialógicos sobre a Natureza, entre as perspectivas locais e científicas sobre a natureza.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Rebeca Verônica Ribeiro Viana, Paulo Takeo Sano, Vera Lucia Scatena

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Esta licença permite que outros(as) façam download do trabalho e o compartilhe desde que atribuam crédito ao autor(a), mas sem que possam alterá-lo de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.