TERRITÓRIOS DO AMANHÃ: O QUILOMBO DO MOLA, AMAZÔNIA, BRASIL
TOMORROW’S TERRITORY: THE QUILOMBO OF MOLA, AMAZON, BRAZIL
DOI:
10.46551/issn2179-6807v30n2p92-122Palavras-chave:
Arqueologia digital, Quilombos amazônicos, Memória colaborativa, Patrimônio cultural, Cartografia afetivaResumo
A pesquisa busca expandir o território quilombola para o ambiente digital, propondo a criação de um arquivo de memória colaborativa e um território virtual que atua como extensão protética do espaço físico. Práticas como a modelagem eletrônica e a cartografia afetiva oferecem suporte para preservar e comunicar o legado histórico e contemporâneo das comunidades quilombolas da Amazônia, promovendo continuidades culturais em novas espacialidades. Este estudo explora as interações materiais e não-materiais em um quilombo amazônico, incorporando uma abordagem arqueológica e digital para compreender a construção de identidades e a preservação do patrimônio quilombola. Utilizando métodos de observação de campo e análise material, examinamos fragmentos de cerâmica, latas de alumínio, chinelos e outros artefatos cotidianos, enfatizando a relevância de uma arqueologia do tempo presente e futuro. Conclui-se que a sobreposição de temporalidades e a transposição de elementos físicos para o virtual são cruciais na reinterpretação e gestão do patrimônio cultural, garantindo representatividade e continuidade identitária no contexto digital.
Downloads
Referências
A história do Quilombo do Mola. 31 maio 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=5lw98mMXPn8>. Acesso em: 2 nov. 2024
AZUMA, R. T. A Survey of Augmented Reality. Presence: Teleoperators and Virtual Environments, v. 6, n. 4, p. 355–385, ago. 1997.
BOYD, DANAH M.; ELLISON, N. B. Social network sites: Definition, history, and scholarship. Journal of Computer-Mediated Communication, v. 13, n. 1, p. 210–230, 2007.
BRITTON, C. Edouard Glissant and postcolonial theory: strategies of language and resistance. [s.l.] Charlottesville, Va.: University Press of Virginia, 1999.
CASTELLS, M. The Rise of the Network Society. [s.l.] John Wiley & Sons, 2011.
CASTELLS, M. Communication Power. [s.l.] OUP Oxford, 2013.
CRAMPTON, J. W. Mapping: a critical introduction to cartography and GIS. [s.l.] Malden, Mass: Wiley-Blackwell, 2010.
DELEUZE, G. et al. A Thousand Plateaus: Capitalism and Schizophrenia. Journal of Interdisciplinary History, v. 19, n. 4, p. 657, 1989.
DODGE, M.; KITCHIN, R.; PERKINS, C. (EDS.). Rethinking Maps: New Frontiers in Cartographic Theory. London: Routledge, 2011.
FORTE, M. Introduction to cyber-archaeology. Em: Cyber-Archaeology, BAR International Series. [s.l: s.n.]. v. 2177p. 9–13.
FRISCHER, B.; DAKOURI-HILD, A. (EDS.). Beyond Illustration: 2D and 3D Digital Technologies as Tools for Discovery in Archaeology. Ann Arbor, MI: University of Michigan Press, 2008.
GILLINGS, M. The Real, the Virtually Real, and the Hyperreal: The Role of VR in Archaeology. Em: Envisioning the Past. [s.l.] John Wiley & Sons, Ltd, 2005. p. 223–239.
GLISSANT, É. Poética da relação. [s.l.] Bazar do Tempo, 2021.
GONZÁLEZ‐RUIBAL, A. Time to Destroy: An Archaeology of Supermodernity. Current Anthropology, v. 49, n. 2, p. 247–279, abr. 2008.
HALL, S.; GAY, P. DU. Questions of Cultural Identity: SAGE Publications. [s.l.] SAGE, 1996.
HARLEY, J. B. Deconstructing the map. Passages, 1992.
HARRISON, R. Surface assemblages. Towards an archaeology in and of the present. Archaeological Dialogues, v. 18, n. 2, p. 141–161, dez. 2011.
HARVEY, D. Spaces of Capital: Towards a Critical Geography. New York: Routledge, 2001.
JENKINS, H. Convergence Culture: Where Old and New Media Collide. [s.l.] NYU Press, 2006.
KAPELL, M. W.; ELLIOTT, A. B. R. Playing with the Past: Digital Games and the Simulation of History. [s.l.] Bloomsbury Publishing USA, 2013.
KETELAAR, F.; MCKEMMISH, S.; GILLILAND-SWETLAND, A. J. 2024 “Communities of Memory”: Pluralising Archival Research and Education Agendas.
KOLLER, D.; FRISCHER, B.; HUMPHREYS, G. Research challenges for digital archives of 3D cultural heritage models. J. Comput. Cult. Herit., v. 2, n. 3, p. 7:1-7:17, 5 jan. 2010.
LEFEBVRE, H. La production de l’espace. L’Homme et la société, v. 31, n. 1, p. 15–32, 1974.
MAFFESOLI, M. The Time of the Tribes: The Decline of Individualism in Mass Society. London: SAGE Publications Ltd, 1996.
MIGNOLO, W. D. The Darker Side of Western Modernity: Global Futures, Decolonial Options. Illustrated edição ed. Durham: Duke University Press, 2011.
Minor Transnationalism. [s.l.] Duke University Press, 2005.
NORA, P. Between Memory and History: Les Lieux de Mémoire. Representations, n. 26, p. 7–24, 1989.
PINTO, B. C. DE M. Escravidão, Fuga e a Memória de Quilombos na Região do Tocantins. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, v. 22, 2001.
PINTO, B. C. DE M. História, Memória e Poder Feminino em Povoados Amazônicos. XI Encontro Nacional de História Oral. Anais.2012.
PINTO, B. C. DE M. Mulheres Negras Rurais: Resistência e Luta por Sobrevivência na Região do Tocantins (PA). XXVI Simpósio Nacional de História. Anais...2016.
REILLY, P. Towards a virtual archaeology. 1 jan. 1990.
RIVA, G.; ANOLLI, L. (EDS.). From communication to presence: cognition, emotions and culture towards the ultimate communicative experience: Festschrift in honor of Luigi Anolli. Amsterdam; Oxford: IOS Press, 2006.
SALLES, V. O negro no Pará sob o regime da escravidão. 3a edição revista e ampliada ed. Belém [Brazil]: Instituto de Artes do Pará, Programa Raízes, 2005.
SCHMALSTIEG, D.; HOLLERER, T. Augmented Reality: Principles and Practice. Illustrated edição ed. Boston: Addison-Wesley Professional, 2015.
SCHOFIELD, J. Combat archaeology: material culture and modern conflict. [s.l: s.n.].
SCHUMAHER, S.; JUNIOR, E. G. Lélia Gonzalez (1935 -1994). Memória Feminista Antirracista, 2024.
SHIELDS, R. Lefebvre, Love and Struggle: Spatial Dialectics. London: Routledge, 1998.
SMITH, P. L. T. Decolonizing Methodologies: Research and Indigenous Peoples. [s.l.] Zed Books Ltd., 2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Diogo Menezes Costa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta licença permite que outros(as) façam download do trabalho e o compartilhe desde que atribuam crédito ao autor(a), mas sem que possam alterá-lo de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.