O DESENVOLVIMENTO NO NORTE DE MINAS NA PERSPECTIVA DA SUDENE

Autores

  • Gilmar Ribeiro dos Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social/PPGDS
  • Karine Gomes dos Santos Souto UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social/PPGDS.

Palavras-chave:

desenvolvimento, indústria, comércio, crescimento, Norte de Minas Gerais

Resumo

Este artigo objetivou promover um resgate histórico do processo de desenvolvimento da região Norte de Minas Gerais, buscando enfocar a cidade de Montes Claros. Para tanto, num primeiro momento descreveram-se as origens deste desenvolvimento, tendo por base um viés essencialmente bibliográfico, através do estudo de obras que retrataram esse panorama. Num segundo momento, colocou-se o Norte de Minas em evidência, a partir da criação da SUDENE, órgão relevante dentro desse contexto, por ele ter sido responsável pela instalação de várias indústrias nesta região, através de incentivos fiscais disponibilizados pelo Governo, cujos reflexos são perceptíveis na vida daquela população até os dias atuais. O esforço é de observar como o comércio local conseguiu absorver os impactos do processo de desenvolvimento levado a efeito a partir das propostas de intervenção da SUDENE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRAGA, Maria Angel Figueiredo. Industrialização da Área Mineira da SUDENE: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 1985.
COSTA, João Batista de Almeida. Cultura sertaneja: a conjugação de lógicas diferenciadas. In: SANTOS, Gilmar Ribeiro dos. Trabalho, cultura e sociedade no Norte de Minas Gerais: considerações a partir das ciências sociais. Montes Claros: Best Comunicação e Marketing, 1997.
COUTINHO, Maurício C. Economia de minas e economia de mineração em Celso Furtado. In: Revista Nova Economia, v. 3, nº 18, Belo Horizonte: setembro-dezembro/2008, p. 361-378.
FURTADO, Celso. O mito do desenvolvimento econômico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
MATA-MACHADO, Bernardo Novais da. História do sertão noroeste de Minas Gerais. Belo Horizonte: Imprensa oficial, 1991.
MOREIRA, Hugo Fonseca. “Se for para morrer de fome, eu prefiro morrer de tiro”. O Norte de Minas e a formação de lideranças rurais. Dissertação (Mestre em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, UFFRRJ, 2010.
PEREIRA, Laurindo Mékie. Em nome da região a serviço do capital: o regionalismo político norte-mineiro. Tese (Dourado em História) – Programa de Pós-Graduação em História Econômica. Universidade de São Paulo (UPS), São Paulo, 2007.
POLANYI, Karl. A grande transformação: as origens da nossa época. Tradução de Fanny Wrabel – 2ª edição. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
OLIVEIRA, Marcos Fábio Martins de. O processo de formação de Montes Claros e da Área Mineira da SUDENE. In: OLIVEIRA, Marcos Fábio Martins de; RODRIGUES, Luciene (Org.). Formação social e econômica do Norte de Minas. Montes Claros: Editora Unimontes, 2000.
_____________. O processo de desenvolvimento de Montes Claros sob a orientação da SUDENE (1960-1980). Dissertação (Mestrado em História Econômica) – Programa de Pós-Graduação em História Econômica, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 1996.
OLIVEIRA, Marcos Fábio Martins de; RODRIGUES, Luciene (Org.). Formação social e econômica do Norte de Minas. Montes Claros: Editora Unimontes, 2000.
OLIVEIRA, Francisco de. A criação da SUDENE. In: Caderno do Desenvolvimento, v. 5, nº 7, Rio de Janeiro: outubro/2010.
SANTOS, Gilmar Ribeiro dos; SILVA, Ricardo dos Santos. Desenvolvimento regional no Norte de Minas Gerais. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, nº. 35, 24 a 28 de outubro de 2011. Desenvolvimento regional no Norte de Minas Gerais. São Paulo: 2011.
SILVA, Ricardo dos Santos. Nos trilhos do capital: a ferrovia no processo de integração do Norte de Minas Gerais às relações capitalistas de produção. Dissertação (Mestrado) Unimontes, Montes Claros, 2009.
SINDEAUX, Roney Versiani; FERREIRA, Cândido Guerra. Industrialização e trabalho na indústria no Norte de Minas: origens, SUDENE e reflexos sobre o perfil recente dos trabalhadores formais ocupados. In: SEMINÁRIO SOBRE A ECONOMIA MINEIRA, nº 15, 29 a 31 de agosto de 2012. Transporte, região e modernização – séculos XIX e XX. Diamantina: agosto/2012.
TELLES, Selva de Souza Lima. Velhos atores, novas práticas: desenvolvimento tecnológico e modernização conservadora no Norte de Minas Gerais. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Social) – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social, Unimontes, Montes Claros, 2006.
VIANNA, Urbino de Souza. Montes Claros: breves apontamentos históricos, geográficos e descritivos. Montes Claros: Editora Unimontes, 1996.
Sites pesquisados:
www.ibge.gov.br/cidadesat/ . Acesso em 01/04/2014. www.sudene.gov.br/ . Acesso em 05/02/2014.

Downloads

Publicado

2020-04-14

Como Citar

Ribeiro dos Santos, G., & Gomes dos Santos Souto, K. . (2020). O DESENVOLVIMENTO NO NORTE DE MINAS NA PERSPECTIVA DA SUDENE. Revista Desenvolvimento Social, 12(2), 69–78. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1970

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)