Produção de textos matemáticos: a comunicação entre professor e crianças

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DOI:

https://doi.org/10.24116/emd25266136v2n62018a01

Palavras-chave:

Marcadores, Textos Legítimos, Alfabetização Matemática

Resumo

Durante o processo de alfabetização matemática, a comunicação entre professor e aluno se faz por meio da produção de textos matemáticos. Com o objetivo de analisar a comunicação entre professor e crianças do 1º ano do Ensino Fundamental na produção de textos matemáticos a partir de marcadores, apresentamos, neste trabalho, um recorte dos dados do núcleo de Vitória da Conquista. Esses dados constituem parte do projeto de pesquisa “A alfabetização matemática com o uso de um material didático e a produção de textos matemáticos legítimos por alunos do 1º ano do Ensino Fundamental no estado da Bahia”. Analisamos, sob as lentes bernsteinianas, a comunicação entre professor e aluno numa abordagem de pesquisa qualitativa em que foi utilizado o modelo metodológico da linguagem de descrição. Como resultado, constatamos a necessidade de oportunizar as crianças as produções de seus próprios textos, aproximando-se da aquisição do código, no caso da escrita numérica.

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Publicado

01-09-2018

Como Citar

MENDUNI-BORTOLOTI, R. .; PAULA PEROVANO, A. . Produção de textos matemáticos: a comunicação entre professor e crianças. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 2, n. 6, p. 229–241, 2018. DOI: 10.24116/emd25266136v2n62018a01. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/71. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos