Grandezas e Medidas no contexto da inclusão: a Educação Matemática na formação do professor

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DOI:

https://doi.org/10.46551/emd.e202113

Palavras-chave:

Educação Matemática, Educação Matemática Inclusiva, Grandezas e Medidas, Formação Inicial de Professores

Resumo

Analisamos a aplicação de uma oficina pedagógica em um curso de Licenciatura em Pedagogia de uma universidade pública. A oficina propiciou, durante a formação inicial, discussão acerca da Educação Matemática e a experimentação de situações de inclusão de estudantes com deficiência física, visual e altas habilidades/superdotação. Foram utilizadas como ações pedagógicas o trabalho em grupo, atividades lúdicas e avaliação da oficina. Os resultados apontaram a importância do trabalho sobre o conhecimento matemático na formação inicial dos professores e as possibilidades da Educação Matemática Inclusiva na perspectiva dos Direitos Humanos. Por isso, a necessidade de se desenvolver e praticar estratégias e metodologias inovadoras que possibilitem a inclusão dos estudantes com deficiência em aulas de Matemática.

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Publicado

13-05-2021

Como Citar

MOURA, E. M. B. de .; FRAZ, J. N.; SANTOS, K. V. G. dos .; MOREIRA, G. E. Grandezas e Medidas no contexto da inclusão: a Educação Matemática na formação do professor. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 5, n. 11, p. 1–25, 2021. DOI: 10.46551/emd.e202113. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/3778. Acesso em: 27 abr. 2024.

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Artigos