Qual é a área máxima da casa? Um problema à luz da resolução de problemas mediada pela tecnologia

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DOI:

https://doi.org/10.46551/emd.e202027

Resumo

Neste artigo apresentamos resultados parciais de uma pesquisa, em nível de mestrado profissional, sobre o contributo do uso da metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação através da resolução de problemas mediada pelo GeoGebra, em conexão com os diferentes registros de representações, no ensino e na aprendizagem, de máximos e mínimos de funções. O produto educacional, oriundo dessa pesquisa foi um Caderno Didático na plataforma do GeoGebra, composto por diversos aplicativos que buscam auxiliar na resolução de problemas de otimização de funções. Adotando uma abordagem qualitativa e interpretativa, foram recolhidos os dados das resoluções de uma atividade realizada pelos alunos de uma turma do Ensino Médio e outra do Ensino Superior. Nos resultados, apontamos as potencialidades sobre o uso da tecnologia que favoreceu a resolução do problema devido à abordagem interativa e à possibilidade de transitar entre diferentes representações, bem como alguns desafios presentes em determinadas etapas da metodologia adotada.

Palavras-chave: Resolução de Problemas. GeoGebra. Representações. Máximos e Mínimos. Funções.

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Publicado

10-07-2020

Como Citar

LICKEFETT, D. T. C.; SIPLE, . I. Z. .; FIGUEIREDO, E. B. de . Qual é a área máxima da casa? Um problema à luz da resolução de problemas mediada pela tecnologia. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1–29, 2020. DOI: 10.46551/emd.e202027. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/2189. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê — Modelagem Matemática e Resolução de Problemas