As contribuições de um curso de Modelagem Matemática para a formação e atuação de professores que ensinam Matemática

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DOI:

https://doi.org/10.46551/emd.e202029

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que investigou a formação de professores que ensinam Matemática com a temática da Modelagem Matemática. Esta pesquisa, realizada em três fases com professores — pesquisa piloto, pesquisa pós-piloto e desenvolvimento do produto educacional — buscou compreender a relação desses professores com a Modelagem, tanto na sua formação quanto na sua prática docente. A cada fase da pesquisa foi possível perceber os anseios dos professores que ensinam Matemática por meio de questionários aplicados e das observações e interações com os participantes durante a formação realizada. Esses apontamentos evidenciam a carência dos cursos de formação de professores em relação à Modelagem Matemática. Como principal resultado da pesquisa, apresenta-se um Produto Educacional voltado para a formação inicial e continuada de professores de Matemática.

Palavras-chave: Modelagem Matemática. Formação de Professores. Produto Educacional.

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Publicado

13-07-2020

Como Citar

FRANGO, E. R.; KISTEMANN JUNIOR, M. A. As contribuições de um curso de Modelagem Matemática para a formação e atuação de professores que ensinam Matemática. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1–25, 2020. DOI: 10.46551/emd.e202029. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/2232. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê — Modelagem Matemática e Resolução de Problemas