Modelagem Matemática: uma proposta de ensino para alunos deficientes visuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/emd.e202104

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Ensino, Deficiência Visual

Resumo

Apresentamos os resultados de uma proposta pedagógica embasada na Modelagem Matemática como estratégia de ensino, na inclusão de um aluno com deficiência visual, no contexto da Educação Tecnológica, bem como abordamos suas contribuições para os processos de ensino e de aprendizagem. A pesquisa, de natureza qualitativa, é do tipo estudo de caso. Os resultados analisados apontam que a Modelagem Matemática utilizada como estratégia de ensino da Matemática: a) oferece maior autonomia e inclusão dos alunos deficientes visuais; b) possibilita o reexame de conhecimentos matemáticos e sua aplicação em situações-problema, partindo de situações do cotidiano; c) permite a geração de Modelos Matemáticos mentais e não mentais.

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Publicado

13-02-2021

Como Citar

GALVÃO, L. M.; REHFELDT, M. J. H.; SCHUCK, R. J. Modelagem Matemática: uma proposta de ensino para alunos deficientes visuais. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 5, n. 11, p. 1–24, 2021. DOI: 10.46551/emd.e202104. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/2215. Acesso em: 28 mar. 2024.

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Artigos