Um olhar para os encaminhamentos didáticos para a Educação Financeira segundo diferentes cenários para investigação

Autores

DOI:

10.46551/emd.v9n16a04

Palavras-chave:

Educação Matemática Crítica, Educação Financeira, Cenários de Investigação

Resumo

O estudo, realizado com professores que ensinam Matemática, tem por objetivo analisar discussões e encaminhamentos didáticos para o tema Educação Financeira à luz da Educação Matemática Crítica. Foram constituídos dois grupos focais que analisaram atividades envolvendo juros compostos, do tipo exercício com referência à semirrealidade e cenário para investigação com referência à realidade. Os dados apontam diferenças no âmbito das discussões, implicando em formas distintas de condução didática para o tema, segundo os dois cenários para investigação. Desses resultados, destaca-se o papel das atividades desenvolvidas no cenário para investigação com referência à realidade para o favorecimento dos pressupostos da Educação Matemática Crítica, quando comparadas aos exercícios com referência à semirrealidade, corroborando o debate acerca da Educação Financeira.

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Arquivos adicionais

Publicado

10-02-2025

Como Citar

AQUINO, A. A. de F.; KATO, L. A. Um olhar para os encaminhamentos didáticos para a Educação Financeira segundo diferentes cenários para investigação. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 9, n. 16, p. 1–15, 2025. DOI: 10.46551/emd.v9n16a04. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/7589. Acesso em: 17 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos