Aprendizagem colaborativa por meio do Método Trezentos: uma experiência com estudantes da Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/emd.v7n13a27

Palavras-chave:

Aprendizagem Colaborativa, Método Trezentos, Matemática

Resumo

A educação matemática frequentemente enfrenta desafios para formar cidadãos aptos ao exercício consciente da cidadania. Nesse contexto, a aprendizagem colaborativa surge como uma estratégia promissora para superar tais desafios. A presente investigação teve como objetivos implementar o Método Trezentos em turmas da Educação Básica, capacitar estudantes na solução de problemas e analisar o impacto dessa intervenção na aprendizagem dos envolvidos. Os resultados alcançados confirmam que atividades colaborativas, quando alinhadas a processos avaliativos com foco em tomada de decisões, exercem uma influência positiva, não só no desenvolvimento de conhecimentos matemáticos, mas também nas competências socioemocionais dos estudantes.

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Publicado

15-12-2023

Como Citar

TAVARES, G. A.; SILVA, Élida A. da; SANTOS JÚNIOR, P. A. dos. Aprendizagem colaborativa por meio do Método Trezentos: uma experiência com estudantes da Educação Básica. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 7, n. 13, p. 1–20, 2023. DOI: 10.46551/emd.v7n13a27. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/7379. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos