O Conhecimento de Robótica e de Matemática na formação inicial de professores no Estágio Supervisionado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/emd.v7n13a20

Palavras-chave:

Conhecimento de Robótica e Matemática, Formação Inicial de Professores, Robótica Educacional, TPACK

Resumo

Neste estudo, adaptando o modelo Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (TPACK), exploramos o desenvolvimento do Conhecimento de Robótica e de Matemática (RMK), em seis estagiárias de um curso de licenciatura em Matemática, em uma universidade federal brasileira, adotando uma abordagem qualitativa. Nosso objetivo foi entender como o RMK se desenvolve na formação inicial, no Estágio Supervisionado, explorando a Robótica Educacional no ensino e aprendizagem de Matemática. O estudo mostra que, por meio das tarefas desenvolvidas na plataforma do Open Roberta, as futuras professoras desenvolveram o Conhecimento de Robótica e de Matemática, ao trabalhar os conceitos matemáticos e de robótica por meio da programação. 

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Referências

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Publicado

15-12-2023

Como Citar

CARNEIRO, H. G. S.; SOUZA JUNIOR, A. J. O Conhecimento de Robótica e de Matemática na formação inicial de professores no Estágio Supervisionado. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 7, n. 13, p. 1–23, 2023. DOI: 10.46551/emd.v7n13a20. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/7373. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos