Os povos indígenas brasileiros nos livros didáticos de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/emd.v7n13a19

Palavras-chave:

Livros Didáticos, Povos Indígenas, Diversidade Cultural, Educação Matemática, Decolonialidade

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de compreender de que maneira os povos indígenas brasileiros são apresentados nas coleções de livros didáticos (LD) de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Adota uma abordagem fenomenológica, contextualizada na metodologia qualitativa. As categorias obtidas foram: Apoio didático-pedagógico ao professor para o trabalho sobre os povos indígenas; Contextos indígenas em diálogo com conteúdos matemáticos; Modo crítico e reflexivo de apresentar e trabalhar a temática indígena nos LD; Visão colonizadora e displicência em relação à temática indígena nos LD. Conclui-se que, apesar da tentativa de debater a interculturalidade, valorizar a cultura e romper preconceitos contra povos indígenas, muitos livros desconsideram a importância de abordar o tema ou o tratam de modo superficial.

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Arquivos adicionais

Publicado

15-12-2023

Como Citar

BARROS, L. C.; BAUMANN, A. P. P.; RIBEIRO, J. P. M. Os povos indígenas brasileiros nos livros didáticos de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 7, n. 13, p. 1–23, 2023. DOI: 10.46551/emd.v7n13a19. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/7361. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos