Considerações sobre a Álgebra Acadêmica e a Álgebra Escolar: um estudo em cursos de Matemática Licenciatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/emd.v7n13a06

Palavras-chave:

Álgebra Escolar, Formação de Professores, Licenciatura em Matemática

Resumo

Este artigo buscou investigar, na forma de um estudo bibliográfico, distanciamentos e aproximações entre a Álgebra Acadêmica e a Álgebra Escolar nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Matemática Licenciatura nas Universidades Federais do Rio Grande do Sul. As análises contemplam cursos de formação de professores de Matemática de seis universidades. Do total de 34 disciplinas obrigatórias identificadas que possuem relação com a Álgebra Acadêmica, há indícios de que, em 31 delas, o foco está no estudo e domínio de conceitos específicos vinculados à Matemática Acadêmica. Já nas outras três, há evidências de relações entre os conceitos estudados e o ensino da Educação Básica. De forma geral, percebe-se uma maior discussão de aspectos associados à Álgebra Escolar nas disciplinas de Álgebra Acadêmica presentes nos cursos de Matemática Licenciatura. Ainda que não seja um movimento em todos os cursos, são mudanças importantes no tratamento da Álgebra para a formação de professores.

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Publicado

06-07-2023

Como Citar

DIAS, G. de S.; NOGUTI, F. C. H. Considerações sobre a Álgebra Acadêmica e a Álgebra Escolar: um estudo em cursos de Matemática Licenciatura. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 7, n. 13, p. 1–22, 2023. DOI: 10.46551/emd.v7n13a06. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/6406. Acesso em: 9 dez. 2023.

Edição

Seção

Artigos