Estudo da Geometria Plana e Espacial GeoGebra por alunos com Altas Habilidades/Superdotação dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/emd.v7n13a17

Palavras-chave:

Sólidos Geométricos, Figuras Planas, GeoGebra, Tecnologia

Resumo

Este trabalho de cunho qualitativo-interpretativo investigou relações que crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) estabeleceram entre a Geometria Plana e a Geometria Espacial por meio da manipulação de um cenário animado no GeoGebra. As análises estão pautadas em registros escritos e gravações de áudio de três crianças, ao trabalharem com o cenário animado Encaixe das figuras geométricas, por meio das quais foram identificadas habilidades da BNCC manifestadas por essas crianças. Foi identificado que o cenário animado Encaixe das figuras geométricas contribuiu com a percepção, o reconhecimento, a movimentação e a diferenciação entre sólidos geométricos e figuras planas, e que não depende da idade do estudante para trabalhar com cenários animados no GeoGebra.

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Arquivos adicionais

Publicado

29-11-2023

Como Citar

CASTRO, B. A. F. de; BASNIAK, M. I. Estudo da Geometria Plana e Espacial GeoGebra por alunos com Altas Habilidades/Superdotação dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 7, n. 13, p. 1–23, 2023. DOI: 10.46551/emd.v7n13a17. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/6330. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos