A trajetória de uma gota: um relato de experiência com estudantes de Cálculo Diferencial e Integral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/emd.v7n13a03

Palavras-chave:

Experimentação, Cálculo Diferencial e Integral, Tecnologias Digitais

Resumo

O artigo apresenta um relato de experiência de uma atividade formativa realizada por estudantes de Cálculo Diferencial e Integral do curso de Engenharia Mecânica de uma instituição pública do Rio de Janeiro. Dentre os motivadores do trabalho, encontram-se os índices de reprovação na disciplina. A fundamentação teórica foi a experimentação. Dado um guia previamente estruturado, os estudantes analisaram a trajetória em relação ao tempo de uma gota de água em uma garrafa de óleo, produzindo hipóteses sobre o deslocamento, utilizando uma tabela de dupla entrada. Os conteúdos mobilizados foram função afim, derivada e método de mínimos quadrados. Para a verificação de hipóteses, os estudantes utilizaram softwares de geometria dinâmica e planilhas. Observou-se que a experimentação promoveu o espírito crítico, tornando o(a) estudante gestor(a) de seu próprio conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEZERRA, Wescley Well Vicente; GONTIJO, Cleyton Hércules. Percepções de professores de Cálculo 1 sobre a avaliação e suas relações com as aprendizagens dos estudantes. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v. 9, n. 19, p. 538-554, 2020.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 23 dez. 1996.

GALLE, Lorita Aparecida Veloso; MEDEIROS, Geisa da Silva. SPECHT, Cristiano Centeno. A função da experimentação na percepção de professores de Matemática e Ciências. Revista Signos, Lajeado, v. 41, n. 1, 2020.

GUIO, Thaisa; BARCELLOS, Leandro. Elementos associados à retenção em Cálculo I: a perspectiva de estudantes do curso de Física da Universidade Federal do Espírito Santo. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v. 10, n. 22, p. 336-362, 2021.

MACÊDO, Josué Antunes; GREGOR, Isabela. Dificuldades nos processos de ensino e de aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1-24, 2020.

MENDES, Daniela. Investigando matematicamente a jornada de uma gota de água em um recipiente preenchido com óleo, 2018. Disponível em: https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2018/06/investigando-matematicamente-jornada-gota-dagua-em-oleo.html, acesso em 09/09/2022.

OLIVEIRA, Jane Raquel da Silva. Contribuições e abordagens das atividades experimentais no ensino de ciências: reunindo elementos para a prática docente. Acta Scientiae, Canoas, v. 12, n. 1, p. 139-153, jan./jun. 2010.

Arquivos adicionais

Publicado

02-05-2023

Como Citar

ALMEIDA, M. C. de; BARBOSA, R. C.; MUSMANNO, L. M.; SOUZA, N. P. de. A trajetória de uma gota: um relato de experiência com estudantes de Cálculo Diferencial e Integral. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 7, n. 13, p. 1–16, 2023. DOI: 10.46551/emd.v7n13a03. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/6112. Acesso em: 2 dez. 2023.

Edição

Seção

Artigos