Atividade de Situações Problema Discente com operações de adição e subtração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/emd.e202123

Palavras-chave:

Ensino Problematizador de Majmutov, Teoria da Atividade, Teoria de Galperin-Talízina, Matemática no Ensino Fundamental, Resolução de Problemas

Resumo

Compreender a importância de resolver problemas na vida cotidiana, é uma ação que necessita ter vínculos a propostas expressivas, com procedimentos metodológicos que surtam efeito no ensino e na aprendizagem. O objetivo do artigo é analisar as contribuições da Atividade de Situações Problema Discente com as operações de adição e subtração dos discentes do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFRR. O trabalho está fundamentado na teoria da atividade na perspectiva dos autores Galperin, Talízina e Majmutov. A realização da pesquisa ocorreu por meio de abordagem qualitativa; a análise dos dados realizou-se considerando o diagnóstico inicial e as avaliações formativa e final, a partir de critérios preestabelecidos. Os resultados mostraram transformações qualitativas na aprendizagem dos discentes em relação a resolução de problemas com adição e subtração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEB, 2017.

BUENO, Simone; ALENCAR, Edvonete Souza de; MILLONES, Teresa Sofía Oviedo. Reflexões e desafios da resolução de problemas nas aulas de Matemática: um ensaio teórico. Educação Matemática Debate, Montes Claro, v. 1, n. 1, p. 9-27, jan/abr. 2017.

DELGADO, Oscar Tintorer; MENDOZA, Héctor José Garcia. Evolução da Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky à Teoria de Formação por Etapas das Ações Mentais de Galperin. In: GHEDIN, Evandro; PETERNELLA, Alessandra. (Org.). Teorias psicológicas e suas implicações à Educação em Ciências. Boa Vista: EdUFRR, 2016, p. 355-381.

FEITOSA, Soraya de Araújo. A Atividade de Situações Problema como estratégia didática no Tratamento da Informação no 6º ano do Ensino Fundamental a partir da Teoria de Galperin. 2014. 148f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) — Universidade Estadual de Roraima. Boa Vista.

GALPERIN, Petr Yakovlevich. Introduccíon a la Psicologia: um enfoque dialéctico. Traducción de Angela Bustamante. Madrid: Pablo del Río Editor, 1979.

GATTI, Bernadete Angelina. Estudos quantitativos em Educação. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 30, n. 1, p. 11-30, jan./abr. 2004.

GONÇALVES, Paulo Gonçalo Farias; NÚÑEZ, Isauro Beltran. A Teoria de P. Ya. Galperin nas pesquisas em Educação Matemática. Educação Matemática Debate, Montes Claro, v. 1, n. 3, p. 277-295, set/dez. 2017.

LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Actividad, conciencia, personalidad. Buenos Aires: Ediciones Ciencias del Hombre, 1978.

MAJMUTOV, Mirza Ismailovich. La Enseñanza Problémica. Habana: Pueblo y Revolución, 1983.

MENDOZA, Héctor José García. Estudio del efecto del sistema de acciones en el proceso de aprendizaje en los alumnos en la actividad de situaciones problema en Matemática, en la asignatura de Álgebra Lineal, en el contexto de la Facultad Actual de la Amazonia. 2009. 269f. Teses (Doctorado em Educação) — Facultad de Humanidad y Ciencia en la Educación. Universidad de Jaén. Jaén.

MENDOZA, Héctor José García; DELGADO, Oscar Tintorer. A contribuição do ensino problematizador de Majmutov na formação por etapas das ações mentais de Galperin. Obutchénie, Uberlândia, v. 2, n. 1, p. 166-192, jan./abr. 2018.

MENDOZA, Héctor José García; DELGADO, Oscar Tintorer. Proposta de um Esquema da Base Orientadora Completa da Ação da Atividade de Situações Problema Discente. Obutchénie, v. 4, n. 1, p. 180-200, ago. 2020.

NÚÑEZ, Isauro Beltran; RAMALHO, Betania Leite. A teoria da formação planejada das Ações Mentas e dos conceitos de P. Ya. Galperin: contribuições para a Didática Desenvolvimental. Obutchénie, Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 70-97, jan./abr. 2017.

SAMPIERI, Roberto Hernández; CALLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Maria del Pilar Baptista. Metodologia de Pesquisa. Tradução de Daisy Vaz de Moraes. 5. Ed. Porto Alegre, 2013.

SOUZA, Gilmara Batista de. A Atividade de Situações Problema Discente na aprendizagem de adição e subtração com operações com números naturais fundamentada em Galperin e Majmutov nos estudantes de 1° ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Jael da Silva Barradas. 2020. 259f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Estadual de Roraima. Boa Vista.

TALÍZINA, Nina Fiódorovna. La teoría de la actividad aplicada a la enseñanza. Benemérita Universidad Autónoma de Pueblo: México, 2009.

TALÍZINA, Nina Fiódorovna. Psicologia de la Enseñanza. Moscu: Progreso, 1988.

VAN DE WALLE, John Arthur. Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Tradução de Paulo Henrique Colonese. 6. ed. Porto Alegre: Penso, 2009.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução de José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Arquivos adicionais

Publicado

13-09-2021