Atividade de Situações Problema Discente com operações de adição e subtração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/emd.e202123

Palavras-chave:

Ensino Problematizador de Majmutov, Teoria da Atividade, Teoria de Galperin-Talízina, Matemática no Ensino Fundamental, Resolução de Problemas

Resumo

Compreender a importância de resolver problemas na vida cotidiana, é uma ação que necessita ter vínculos a propostas expressivas, com procedimentos metodológicos que surtam efeito no ensino e na aprendizagem. O objetivo do artigo é analisar as contribuições da Atividade de Situações Problema Discente com as operações de adição e subtração dos discentes do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFRR. O trabalho está fundamentado na teoria da atividade na perspectiva dos autores Galperin, Talízina e Majmutov. A realização da pesquisa ocorreu por meio de abordagem qualitativa; a análise dos dados realizou-se considerando o diagnóstico inicial e as avaliações formativa e final, a partir de critérios preestabelecidos. Os resultados mostraram transformações qualitativas na aprendizagem dos discentes em relação a resolução de problemas com adição e subtração.

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Publicado

13-09-2021

Como Citar

MAGALHÃES, V. de O.; FEITOSA, S. de A.; GARCÍA MENDOZA, H. J. Atividade de Situações Problema Discente com operações de adição e subtração. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 5, n. 11, p. 1–27, 2021. DOI: 10.46551/emd.e202123. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/4359. Acesso em: 29 mar. 2024.

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Artigos