Comunidades de Prática e a formação do professor que ensina Matemática revisitando teses e dissertações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/emd.e202101

Palavras-chave:

Formação de Professores, Comunidade de Prática, Ações Colaborativas, Conhecimentos Docentes, Matemática

Resumo

Neste texto são apresentados resultados de um levantamento feito na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) de estudos, realizados nos anos de 2008 a 2017, sobre a formação de professores de Matemática em Comunidades de Prática (CoP). O objetivo foi verificar se estas pesquisas envolviam, ou não, investigações sobre ações colaborativas e/ou tratavam das especificidades dos conhecimentos docentes. Os resultados apontam a formação continuada de professores em CoP como uma alternativa aos programas tradicionais fundamentados em cursos de treinamento ou de reciclagem de conhecimentos e indicam CoP como um cenário no qual a aprendizagem compartilhada, de modo colaborativo e participativo, promove o desenvolvimento profissional dos professores. Observa-se que apesar de os estudos abordarem ou a colaboração ou os conhecimentos docentes na formação do professor, no âmbito das CoP, nenhum deles teve por objetivo investigar inter-relações entre estes dois aspectos teóricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BALDINI, Loreni Aparecida Ferreira. Elementos de uma Comunidade de Prática que permitem o desenvolvimento profissional de professores e futuros professores de Matemática na utilização do software GeoGebra. 2014. 221f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) — Centro de Ciências Exatas. Universidade Estadual de Londrina. Londrina.

BARROS, Márcia Alonso Tenório de. Processo de produção escrita de professores que ensinam Matemática em grupos de pesquisa. 2016. 108f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) — Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.

BELINE, Willian. Formação de professores de Matemática em Comunidades de Prática: um estudo sobre identidades. 2012. 314f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) — Centro de Ciências Exatas. Universidade Estadual de Londrina. Londrina.

BENITES, Vanessa Cerignoni. Formação de Professores de Matemática: dimensões presentes na relação Pibid e Comunidade de Prática. 2013. 247f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) — Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Universidade Estadual Paulista. Rio Claro.

BONETO, Cristiane. Representações sociais acerca de uma Comunidade de Prática enquanto espaço de formação continuada. 2016. 120f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) — Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referenciais para formação de Professores. Brasília: MEC/SEF, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018a.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Proposta para Base Nacional Comum da Formação de professores da Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2018b.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referenciais Curriculares para a Formação de Professores. Brasília: MEC/SEF, 2002.

CALDEIRA, Janaina Soler. Um estudo sobre o pensamento algébrico em uma Comunidade de Prática de formação de professores de Matemática. 2010. 129f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) — Centro de Ciências Exatas. Universidade Estadual de Londrina. Londrina.

COCHRAN-SMITH, Marilyn; LYTLE, Susan S. Relationships of Knowledge and Practice: Teacher Learning in Communities. Review of Research in Education, v. 24, p. 249-305, 1999.

CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade. Formação de professores que ensinam Matemática em Comunidades de Prática. In: CONGRESSO IBEROAMERICANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7, Montevideo, 2013. Actas do VII CIBEM. Montevideo: SEMUR, 2013, p. 5199-5206.

DICK, Ana Paula. Aprender experimentando no contexto de uma formação continuada de professores dos Anos Iniciais. 2017. 143f. Dissertação (Mestrado em Ensino) — Universidade do Vale do Taquari. Lajeado.

ESTEVAM, Everton José Goldoni. Práticas de uma comunidade de professores que ensinam matemática e o desenvolvimento Profissional em Educação Estatística. 2015. 193f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) — Centro de Ciências Exatas. Universidade Estadual de Londrina. Londrina.

ESTEVAM, Everton José Goldoni; CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade. Comunidades de Prática como contexto para o desenvolvimento profissional docente em Educação Estatística. Educação Matemática Pesquisa. São Paulo, v. 18, n. 3, p. 1291-1317, set./dez. 2016.

FIORENTINI, Dario; CRECCI, Vanessa. Metassíntese de pesquisas sobre conhecimentos/saberes na formação continuada de professores que ensinam Matemática. Zetetiké, Campinas, v. 25, n. 1, p. 164-185, jan./abr. 2017.

FIORENTINI, Dario; NACARATO, Adair Mendes; FERREIRA, Ana Cristina; LOPES, Celi Spasandin; FREITAS, Maria Teresa Meneses; MISKULIN, Rosana Giaretta Sguerra. Formação de Professores que ensinam Matemática: um balanço de 25 anos da pesquisa brasileira. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 36, p. 137-160, dez. 2002.

FIORENTINI, Dario; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion; LIMA, Rosana Catarina Rodrigues de. (Org.). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina Matemática: período 2001 – 2012. Campinas: FE-Unicamp, 2016.

GARCIA, Tânia Marli Rocha. Identidade professional de Professores de Matemática em uma Comunidade de Prática. 2014. 166f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) — Centro de Ciências Exatas. Universidade Estadual de Londrina. Londrina.

LACERDA, Sara Miranda de. Aprender a ensinar Matemática: a participação de estudantes de Pedagogia em uma Comunidade de Prática. 2017. 210f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) — Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.

LIMA, Ana Paula Barbosa de. Ações colaborativas em uma comunidade de prática e o fortalecimento de conhecimentos docentes de professores de Matemática. 2019. 221f. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) — Centro de Educação. Universidade Federal de Pernambuco. Recife.

MELO, José Ronaldo. A formação do formador de professores de Matemática no contexto das mudanças curriculares. 2010. 303f. Tese (Doutorado em Educação) — Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas. Campinas.

MENDES, Rosana Maria. Formação do professor que ensina Matemática, as Tecnologias de Informação e Comunicação e as Comunidades de Prática: uma relação possível. 2013. 285f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) — Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Universidade Estadual Paulista. Rio Claro.

MENEGAZZI, Marlene. Potencialidades e limitações de um trabalho colaborativo sobre frações na formação inicial de professores que ensinam Matemática. 2014. 221f. Dissertação (Mestrado em Ensino Matemática) — Instituto de Matemática. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

NAGY, Marcia Cristina. Trajetórias de aprendizagem de professoras que ensinam Matemática em uma Comunidade de Prática. 2013. 197. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) — Centro de Ciências Exatas. Universidade Estadual de Londrina. Londrina.

NCTM — National Council of Teachers of Mathematics. Principles and Standards for School Mathematics. Reston: NCTM, 2000.

OLIVEIRA, Laís Maria Costa Pires de. Aprendizagens no empreendimento estudo do raciocínio proporcional. 2014. 208f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) — Centro de Ciências Exatas. Universidade Estadual de Londrina. Londrina.

PONTE, João Pedro da. Da formação do desenvolvimento profissional. In: ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, 1998, Guimarães. Actas do ProfMat1998. Lisboa: APM, 1998, p. 27-44.

RAMOS, Wanusa Rodrigues. Observatório da Educação da PUC/SP e a formação de professores que ensinam Matemática em Comunidades de Prática. 2015. 130f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) — Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.

ROCHA, Márcio Roberto da. Empreendimentos de uma Comunidade de Prática de professores de Matemática na busca de aprender e ensinar frações. 2013. 133f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) — Centro de Ciências Exatas. Universidade Estadual de Londrina. Londrina.

RODRIGUES, Márcio Urel. Potencialidades do Pibid como espaço formativo para Professores de Matemática no Brasil. 2016. Tese (Doutorado em Educação Matemática) — Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Universidade Estadual Paulista. Rio Claro.

RODRIGUES, Márcio Urel; SILVA, Luciano Duarte; MISKULIN, Rosana Giaretta Sguerra. Conceito de Comunidade de Prática: um olhar para as pesquisas na área da educação e ensino no Brasil. REMat, São Paulo, v. 14, n. 16, p. 16-33, jan./jun. 2017.

SILVA, Lilian Aragão. Uma análise do Observatório da Educação Matemática da Bahia à luz da Teoria Social da Aprendizagem e da Teoria dos Códigos. 2017. 167f. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) — Faculdade de Educação. Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana. Salvador.

TINTI, Douglas da Silva. Aprendizagens docentes situadas em uma Comunidade de Prática constituída a partir do Obeduc. 2016. 260f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) — Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.

TINTI, Douglas da Silva; MANRIQUE, Ana Lúcia. Mapeamento de pesquisas sobre aprendizagem docente em Comunidades de Prática constituídas no OBEDUC. Zetetiké, Campinas, v. 25, n 1, p. 186-203, jan./abr. 2017.

WENGER, Etienne. Communities of Practice: learning, meaning and identity. New York: Cambridge University Press. 1998.

WENGER, Etienne; McDERMOTT, Richard; SNYDER, William M. Cultivating Communities of Practice: a guide to managing knowledge. Boston: Harvard Business School Press, 2002.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

01-01-2021