Comunidades de Prática e a formação do professor que ensina Matemática revisitando teses e dissertações

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DOI:

https://doi.org/10.46551/emd.e202101

Palavras-chave:

Formação de Professores, Comunidade de Prática, Ações Colaborativas, Conhecimentos Docentes, Matemática

Resumo

Neste texto são apresentados resultados de um levantamento feito na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) de estudos, realizados nos anos de 2008 a 2017, sobre a formação de professores de Matemática em Comunidades de Prática (CoP). O objetivo foi verificar se estas pesquisas envolviam, ou não, investigações sobre ações colaborativas e/ou tratavam das especificidades dos conhecimentos docentes. Os resultados apontam a formação continuada de professores em CoP como uma alternativa aos programas tradicionais fundamentados em cursos de treinamento ou de reciclagem de conhecimentos e indicam CoP como um cenário no qual a aprendizagem compartilhada, de modo colaborativo e participativo, promove o desenvolvimento profissional dos professores. Observa-se que apesar de os estudos abordarem ou a colaboração ou os conhecimentos docentes na formação do professor, no âmbito das CoP, nenhum deles teve por objetivo investigar inter-relações entre estes dois aspectos teóricos.

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01-01-2021

Como Citar

LIMA, A. P. B. de; BORBA, R. E. de S. R. . Comunidades de Prática e a formação do professor que ensina Matemática revisitando teses e dissertações. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 5, n. 11, p. 1–30, 2021. DOI: 10.46551/emd.e202101. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/3481. Acesso em: 29 mar. 2024.

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