Residência Pedagógica, subprojeto Geografia, da Unimontes e a promoção da formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/rvg2675239520231144161

Palavras-chave:

Geografia, Formação Docente, Residência Pedagógica

Resumo

O presente trabalho buscou investigar a contribuição do Programa Residência Pedagógica (PRP), subprojeto Geografia do Campus Montes Claros da Unimontes, para a formação de novos docentes. Como metodologia utilizou-se: revisão bibliográfica e aplicação de questionários aos sujeitos da pesquisa no ano de 2022. O programa fomenta o tripé: ensino, pesquisa e extensão e colabora para a formação da identidade docente.

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Biografia do Autor

Maria Ines Fernandes dos Santos, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestranda em Geografia na linha de Pesquisa de Produção dos Espaços Urbanos e Rurais pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES (2023 - 2025). Graduada em Geografia pela UNIMONTES (2018-2022). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid (2018-2020) como também do Programa Residência Pedagógica - RP/UNIMONTES (2020-2022). Foi estagiária universitária no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial/PPGDEE (2021-2022).

Dulce Pereira dos Santos, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora em Geografia na linha de pesquisa Ensino, Métodos e Técnicas em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia(2012), graduada em Geografia (1992), Especialização em Geografia Regional do Brasil e de Minas Gerais (1997) e Mestrado em Desenvolvimento Social (2007), pela Universidade Estadual de Montes Claros. Tem experiência na área de Ensino da Geografia, Geografia Urbana, Educação. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Espaço Urbano e Educação, Educação Superior e Desenvolvimento. Atualmente participa do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geografia na Perspectiva do Ser Humano Integral-GPEGPSHI, e Grupo de Pesquisa Espaços de Educação e Espiritualidade - GPEEE, com base no Laboratório de Geografia e Educação Popular - LAGEPOP. Bolsista CAPES/RP - Coordenadora Institucional. 

Rahyan de Carvalho Alves, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES - Minas Gerais). Especialista em Orientação, Supervisão, Inspeção e Gestão em Administração Escolar pela Faculdade Promove (SOEBRAS). Especialista em Gestão Ambiental e Biodiversidade com Ênfase em Geografia pela Faculdade Promove (SOEBRAS). Mestre e Doutor em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - com Estágio Docente na instituição).  Bolsista CAPES/RP - Docente Orientador.

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Publicado

2023-05-11

Como Citar

dos Santos, M. I. F., Pereira dos Santos, D., & Alves, R. de C. (2023). Residência Pedagógica, subprojeto Geografia, da Unimontes e a promoção da formação docente. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 5(01), 144–161. https://doi.org/10.46551/rvg2675239520231144161

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