https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/issue/feed Revista Verde Grande: Geografia e Interdisciplinaridade 2021-01-05T14:41:13+00:00 Gustavo Henrique Cepolini Ferreira revista.verdegrande@unimontes.br Open Journal Systems <p>A Revista Verde Grande: Geografia e Interdisciplinaridade (ISSN: 2675-2395) é uma publicação em fluxo contínuo do Departamento de Geociências e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros-MG, cujo objetivo é publicar os trabalhos científicos, técnicos e culturais de interesse da área de Geografia, Geociências, Geografia Física, Ciências Ambientais &nbsp;entre outras temáticas afins. Assim, a Revista Verde Grande constitui-se num amplo projeto de divulgação dos trabalhos de professores, pesquisadores, extensionistas, movimentos sociais e ambientais de instituições e organizações brasileiras e internacionais, originários de tese, de dissertação, bem como de projetos de pesquisa, ensino, extensão, inovação e difusão seguindo os princípios éticos e os rigores científicos.</p> https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/article/view/3142 Um resgate a obra de Georges Bertrand: contribuições teóricas e metodológicas na análise da paisagem 2020-09-15T21:52:08+00:00 Gabriella Lima limagabriella8@gmail.com Anderson Geová Maia de Brito andersongeová17@gmail.com Juliana Felipe Farias julianafelipefarias@yahoo.com.br <p>Com o intuito de corroborar com o pensamento Geográfico acerca da paisagem, o presente estudo apresenta um artigo de revisão bibliográfica que aborda uma análise sobre as contribuições teóricas e metodológicas de Georges Bertrand para o referido tema. Presente em um importante contexto para a ciência geográfica, Bertrand desenvolve uma análise integrada da paisagem, na qual culmina em uma gama de aplicações, expandindo-se pelas pesquisas brasileiras. Diante do contexto, buscou-se realizar uma abordagem que contemplasse os acontecimentos e bases histórico-filosóficas que incentivaram o autor em sua concepção integradora; como sua metodologia influenciou na análise da paisagem, desenvolvendo conceitos e por fim, a aplicação de seus legados para a ciência geográfica através da cartografia.</p> 2021-01-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista Verde Grande: Geografia e Interdisciplinaridade https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/article/view/3256 A prática educativa do professor de Geografia como ferramenta para constituição da consciência cidadã 2020-09-08T13:26:34+00:00 Elvis Reis de Oliveira elvisgeoufes@gmail.com Renata Silva Jorge renatasjmax@hotmail.com <p>Este trabalho tem como objetivo investigar a prática educativa como ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem da Geografia Escolar, a partir da perspectiva da Educação Geográfica, como ferramenta que permite considerar a realidade do aluno. A pesquisa foi realizada com duas professoras da rede municipal da cidade de Cariacica – ES. O estudo se constitui em análise do cotidiano e das práticas, e nas narrativas dos professores de Geografia do Ensino Fundamental. Para realização das análises foi necessário categorizar as observações das aulas e as informações presentes nas entrevistas: a) a perspectiva pedagógica da problematização do conteúdo e a dialogicidade; b) a abordagem de conteúdo em torno da formação da consciência espacial cidadã; c) e o processo de ensino e aprendizagem na conscientização espacial. Através das análises dos dados é chegada à conclusão, que existe uma intencionalidade por parte das professoras entrevistadas. Tal intencionalidade aparece, com mais clareza, na concepção de Geografia Escolar e na Perspectiva Pedagógica.</p> 2021-01-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista Verde Grande: Geografia e Interdisciplinaridade