Geografia e Gamificação: ser professor a partir das experiências da Residência Pedagógica (Unimontes) em tempos de pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/rvg2675239520222188203

Palavras-chave:

Geografia, Gamificação, Residência Pedagógica

Resumo

O presente trabalho relata as experiências obtidas a partir da prática de uso da gamificação, em sala de aula, como recurso para o processo de ensino e aprendizagem. Essa experiência processou-se a partir da atuação dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Geografia no Programa Residência Pedagógica, ofertado pela Universidade Estadual de Montes Claros. A atividade realiza-se no ano de 2021, aplicada para duas turmas do 6° ano, do Ensino Fundamental II, numa escola estadual, localizada na cidade de Montes Claros, no Estado de Minas Gerais. A metodologia deste trabalho foi de: i) revisão bibliográfica sobre as temáticas relacionadas a Residência Pedagógica e o uso da gamificação e ii) apresentação do relato de experiência sobre o uso dos jogos didáticos aplicados no decorrer do exercício docente proporcionado pelo programa supracitado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rahyan de Carvalho Alves, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Mestre e Doutor em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do Departamento de Estágios e Práticas Escolares e PPGEO - Unimontes. 

Vanessa Tamiris Rodrigues Rocha, Universidade Estadual de Montes Claros

Acadêmica do Curso de Geografia da Unimontes.

Brenda Soares Ribeiro, Universidade Estadual de Montes Claros

Acadêmica do curso de Geografia da Unimontes.

Dulce Pereira dos Santos, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia. Atuaklmente é  Professora no Departamento de Estágios e Práticas Escolares -  Universidade Estadual de Montes Claros.

Referências

ALVES, Lynn Rosalina Gama; MINHO, Marcelle Rose da Silva; DINIZ, Marcelo Vera Cruz. Gamificação: diálogos com a educação. In: FADEL, Luciane Maria et al. (Org.). Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014, p. 74-97.

AROEIRA, Kalline Pereira. Estágios supervisionados na formação docente: educação básica e educação de jovens adultos. In: ALMEIDA, M. I. de; PIMENTA, S. G. (Org.). Estágio supervisionado e possibilidades para uma formação com vínculos colaborativos entre a universidade e a escola. São Paulo: Cortez, 2014. p. 24-42.

AZEVEDO, Kleber Tuxen Carneiro. Por uma memória do jogo: a presença do jogo na infância de octogenários e nonagenários. 273 f. Tese (doutorado em Educação Escolar). Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2015.

BLADES, David W. Habilidades Básicas para o próximo século: desenvolvendo a razão, a revolta e a responsabilidade dos estudantes. In: SILVA, Luiz Heron (org.). Século XXI: Qual o conhecimento? Qual currículo?. Petrópolis: Vozes, 2000.

CARVALHO FILHO, Odair Ribeiro de; GENGNAGEL, Claudionei Lucimar. Ensino de geografia em tempos da covid-19: tecnologias e uso de plataformas de educação para o ensino remoto em Ribeirão Preto/SP e em Passo Fundo/RS. In: Revista Ensaios de Geografia, Niterói, vol. 5, nº 10, p. 88-94, julho de 2020.

CORDEIRO, Karolina Maria de Araújo. O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino, 2020. Disponível em: <http://repositorio.idaam.edu.br/jspui/handle/prefix/1157>. Acesso em: 10 nov. 2021.

DETERDING, Sebastian; DIXON, Dan; KHALED, Rilla; NACKE, Lennart. Proceedings International Academic Mindtrek Conference: Envisioning Future Media Environments. In:Tampere, ACM, New York. p. 9-15. 2011.

FARDO, Marcelo Luis. A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. In: Revista RENOTE, Porto Alegre, vol. 11, nº. 1, p. 1-9. 2013.

FERENC, Alvanize Valente Fernandes; DEROSSI, Caio. O estágio curricular na formação inicial de professores: um recorte de produções. In: Argumentos Pró-Educação, vol. 6, nº 7, p.28-41, 2021.

FRAGELLI, Thaís Branquinho Oliveira. Gamificação como um Processo de Mudança no Estilo de Ensino Aprendizagem no Ensino Superior: um Relato de Experiência.In:Revista Internacional de Educação Superior, São Paulo, vol.4, nº.1, p.221-233, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogiada Autonomia. 15º. Edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

GONÇALVES, Sheila Maria Santos; SILVA, João Felix da; BENTO, Maria das Graças. Relato sobre o Programa de Residência Pedagógica: Um olhar sobre a Formação Docente. In: Revista Multidisciplinar de Psicologia, vol. 13, nº 48, p. 670-683, 2019.

JOGOS ELETRÔNICOS. Atividades Personalizadas. Disponível em: <https://wordwall.net/pt>. Acessado em: 05 nov. 2021.

KAERCHER, Nestor Andre. Desafios e utopias no ensino de geografia. 3ª Edição. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1999.

LIMA, Janiara Almeida Pinheiro (Org.). Geografia e prática docente remota: relatos durante a pandemia da covid-19. Olinda: Livro Rápido, 2020.

MARANHÃO, Kalena de Melo; REIS, Ana Cássia de Souza. Recursos de Gamificação e Materiais Manipulativos como Proposta de Metodologia Ativa para Motivação e Aprendizagem no Curso de Graduação em Odontologia. In: Revista Brasileira de Educação e Saúde, Paraíba, vol.9, nº 3, pp.1-07, 2019.

OMS. Organização Mundial da Saúde. Novo vírus:COVID-19. Disponível em: <https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019>. Acessado em: 26 de set. 2021.

ORLANDI, Tomás Roberto Cotta; DUQUE, Claudio Gottschalg; MORI, Alexandre Mori. Gamificação: uma Nova Abordagem Multimodal para a Educação. In: Biblios, Brasília, vol. 12, nº 70, pp. 23-45 2018.

PASINI, Carlos Giovani Delevati; CARVALHO, Élvio de; ALMEIDA, Lucy Hellen Coutinho. A educação híbrida em tempos de pandemia: algumas considerações. In: Anais [...] observatório socioeconômico da covid-19, Universidade Federal de Santa Maria, 2021. Disponível em: <https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/06/Textos-para-Discussao-09-Educacao-Hibrida-em-Tempos-de-Pandemia.pdf>. Acessado em: 25 de out. 2021.

SILVA, Nilson Robson Guedes. Estágio supervisionado em pedagogia. Campinas: Alínea, 2011.

UNIMONTES. Elaboração do módulo II do Programa Residência Pedagógica. Curso de licenciatura em Geografia. Unimontes, 2021.

Downloads

Publicado

2021-09-27

Como Citar

Alves, R. de C., Rocha, V. T. R., Ribeiro, B. S., & Santos, D. P. dos. (2021). Geografia e Gamificação: ser professor a partir das experiências da Residência Pedagógica (Unimontes) em tempos de pandemia da COVID-19. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 4(02), 188–203. https://doi.org/10.46551/rvg2675239520222188203

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)