Estágio Curricular Supervisionado em Geografia: experiência do ensino remoto durante o período de isolamento social (Covid-19)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/rvg26752395202122639

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Ensino Remoto, Isolamento Social, Ensino de Geografia

Resumo

No início do ano de 2020, o mundo foi surpreendido pela COVID-19 e as medidas sanitárias adotadas para conter a disseminação do Novo Corona vírus fizeram com que a sociedade se submetesse a um processo de reeducação dos seus hábitos. As transformações tangenciaram desde o ambiente de trabalho, como também o sistema educacional, e em todas as áreas houve a necessidade de se adequar. Sendo assim, o objetivo deste trabalho consiste em relatar as experiências vivenciadas pelos acadêmicos do sétimo período (noturno) do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros (sede) nas atividades referentes ao período de regência na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado. Os procedimentos metodológicos foram: consulta bibliográfica e análise de decretos federais, da resolução estadual para aplicação de ensino remoto emergencial e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e apresentação de atividades desenvolvidas durante o período de regência. Dentre os resultados foi possível observar as práticas e estratégias de ensino adotadas por cada escola-parceira e, ao passo que, também foi possível analisar as disparidades que eram concebidas desde as relações entre, docente, discente e os pais, como quanto as ferramentas utilizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rahyan de Carvalho Alves, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES - Minas Gerais). Especialista em Orientação, Supervisão, Inspeção e Gestão em Administração Escolar pela Faculdade Promove (SOEBRAS). Especialista em Gestão Ambiental e Biodiversidade com Ênfase em Geografia pela Faculdade Promove (SOEBRAS). Mestre e Doutorando em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais. 

Caio Carvalho Santos, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduando em Geografia - Universidade Estadual de Montes Claros. 

João Vitor Ferreira Fernandes , Universidade Estadual de Montes Claros

Graduando em Geografia - Universidade Estadual de Montes Claros.

Amanda Karolayne Rodrigues Silva , Universidade Estadual de Montes Claros

Graduanda em Geografia - Universidade Estadual de Montes Claros. 

Maria Heloisa Pinheiro Dias , Universidade Estadual de Montes Claros

Graduanda em Geografia - Universidade Estadual de Montes Claros. 

Referências

ALVES, Lynn. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. In.: Interfaces Científicas-Educação, v. 8, n. 3, pp. 348-365, 2020.

ARRUDA, Eucídio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. In.: EmRede, v. 7, n. 1, pp. 257-275, 2020.

BRASIL. Lei de diretrizes de base - LDB. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso: 30 de jan. 2021.

BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. 2020a. Disponível em: <https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376>. Acesso: 01 de jan. 2021.

BRASIL. Portaria nº 345, de 19 de março de 2020. 2020b. Disponível em: <https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-345-de-19-de-marco-de-dade25125202020>. Acesso: 01 de jan. 2021.

BRASIL. Portaria nº 473, de 12 de maio de 2020. 2020c. Disponível em: <https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-473-de-12-de-maio-de-20205e%25202020>. Acesso: 01 de jan. 2021.

BRASIL. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. 2020d. Disponível em: <https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-2611924872>. Acesso: 01 de jan. 2021.

BRASIL. COVID-19 no Brasil e no mundo: painel coronavírus. Disponível em: <https://susanalitico.saude.gov.br/extensions/covid-19html/covid-19html.html>. Acesso: 13 de abr. 2021.

CAMACHO, Alessandra Conceição Leite Funchal et al. A tutoria na educação à distância em tempos de COVID-19: orientações relevantes. In. Research, Society and Development, v. 9, n. 5, [n. p.], 2020.

CEEMG.Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais. Resolução CEE nº 474 de 08 de maio de 2020. 2020. Disponível em: <https://cee.educacao.mg.gov.br/index.php/legislacao-calendario-escolar-final-pandemia-covid-19>. Acesso: 30 de jan. 2021.

ESTUDE EM CASA. Regime de estudo não presencial: ensino fundamental e médio. 2020. Disponível em: <https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br>. Acesso: 30 de jan. 2021.

ESTÚDIO EDUCAÇÃO MG. Se liga na educação. 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/c/Est%C3%BAdioEduca%playlist>. Acesso: 30 de jan. 2021.

FREITAS, Bruno Miranda; COSTA, Elisangela André da Silva; LIMA, Maria Socorro Lucena. O estágio curricular supervisionado e construção da profissionalidade docente. In.: Expressão Católica, v. 6, n. 1, pp. 36-42, 2017.

MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski; TONINI, Ivaine Maria. A importância do estágio supervisionado em Geografia na construção do saber/fazer docente. In.: Geografia Ensino & Pesquisa, v. 20, n. 3, pp. 98-106, 2016.

MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira et al. Ensino remoto emergencial e o isolamento social: a precarização da escola pública e do trabalho docente. In.: UCHOA, Antônio Marcos da Conceição; SENA, Ivânia Paula Freitas de Souza; GONÇALVES, Maria Elizabeth Souza (Orgs.). Diálogos Críticos: EAD, atividades remotas e o ensino doméstico - cadê a escola? Porto Alegre: Editora Fi, 2020. pp. 88-123.

OMS. Organização Mundial da Saúde. Coronavirus disease 2019 (COVID-19): Situation Report. - 51. 2020. Disponível em: <https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/20200311-sitrep-51-covid-19.pdf?sfvrsn=1ba62e57_10>. Acesso: 01 de fev. 2021.

SCALABRIN, Izabel Cristina; MOLINARI, Adriana Maria Corder. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. In.: Revista Unar, v. 7, n. 1, [n. p.], 2013. Disponível em: <http://revistaunar.com.br/cientifica/volumes>. Acesso: 30 de jan. 2021.

SOUZA, Dominique Guimarães de; MIRANDA, Jean Carlos. Desafios da implementação do ensino remoto. In.: Boletim de Conjuntura, v. 4, n. 11, pp. 81-89, 2020.

Downloads

Publicado

2021-05-01

Como Citar

Alves, R. de C., Santos, C. C., Fernandes , J. V. F., Silva , A. K. R. ., & Dias , M. H. P. . . (2021). Estágio Curricular Supervisionado em Geografia: experiência do ensino remoto durante o período de isolamento social (Covid-19). Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 3(02), 26–39. https://doi.org/10.46551/rvg26752395202122639

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)