Cartografia escolar e a alfabetização cartográfica: concepções para o Ensino de Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/rvg2675239520231128143

Palavras-chave:

Geografia, Cartografia Escolar, Alfabetização Cartográfica., Linguagem cartográfica

Resumo

O presente trabalho surge no contexto dos estudos desenvolvidos no Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão de Alfabetização Geográfica (ALFAGEO) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), vinculado ao Laboratório de Prática de Ensino de Geografia (LAPEGEO/UECE) a fim de contribuir com o desenvolvimento teórico através do levantamento bibliográfico dos (as) autores (as) que abordam sobre o tema apresentado. No texto, será tratado o histórico da cartografia no ensino geográfico brasileiro, o mapa como ferramenta técnica, metodológica e de linguagem para aprender Geografia, além do processo de alfabetização cartográfica como metodologia primordial ao ensino e aprendizagem da cartografia escolar. Essa pesquisa foi elaborada através do levantamento bibliográfico de obras que discutem a cartografia escolar no contexto da alfabetização cartográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allanis Silva, Universidade Estadual do Ceará

Licencianda em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Integrante do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão de Alfabetização Geográfica (ALFAGEO/UECE) e do Laboratório de Prática de Ensino de Geografia (LAPEGEO/UECE).

Danisléo Alves, Universidade Estadual do Ceará

Licenciando em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Integrante do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão de Alfabetização Geográfica (ALFAGEO/UECE) e do Laboratório de Prática de Ensino de Geografia (LAPEGEO/UECE).

Rodrigo Caetano, Universidade Estadual do Ceará

Licenciando em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Integrante do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão de Alfabetização Geográfica (ALFAGEO/UECE) e do Laboratório de Prática de Ensino de Geografia (LAPEGEO/UECE).

Sulivan Dantas, Universidade Estadual do Ceará

Professor Temporário dos cursos de Geografia da Universidade Estadual do Ceará. Doutor, Mestre e Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenador do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão de Alfabetização Geográfica (ALFAGEO/UECE) e Colaborador do Laboratório de Prática de Ensino de Geografia (LAPEGEO/UECE).

Referências

ALMEIDA, Rosângela Doin. DO DESENHO AO MAPA: Iniciação cartográfica na escola. - 4. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

BOLIGIAN, Levon. ALMEIDA, Rosângela Doin. A CARTOGRAFIA NOS LIVROS DIDÁTICOS NO PERÍODO DE 1824 A 1936 E A HISTÓRIA DA GEOGRAFIA ESCOLAR NO BRASIL. Novos Rumos da Cartografia Escolar: Currículo, Linguagem e Tecnologia/organização Rosângela Doin de Almeida. -1. ed., 1ª reimpressão - São Paulo: Contexto, 2022.

CASTELLAR, Sônia Vanzella. A CARTOGRAFIA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM CONTEXTO ESCOLAR. Novos Rumos da Cartografia Escolar: Currículo, Linguagem e Tecnologia/organização Rosângela Doin de Almeida. -1. ed., 1ª reimpressão - São Paulo: Contexto, 2022.

FERREIRO, E. Alfabetização em processo. São Paulo: Cortez, 1992.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1992.

LACOSTE, Y. A geografia: isso serve em primeiro lugar para fazer a guerra. Campinas: Papirus, 1988.

LUQUET, J. Le dessin enfantin. Paris: Félix Alcan, 1935

MARTINELLI, M. Curso de cartografia temática. São Paulo: Contexto, 1991.

OLIVEIRA, Lívia de. Estudo metodológico e cognitivo do mapa. In- Cartografia escolar / Rosângela Doin de Almeida (Organizadora). - 2.ed., 4ª reimpressão. - São Paulo: Contexto, 2021.

PAGANELLI, Tomoko Lyda. Para construção do espaço geográfico da criança. In- Cartografia escolar / Rosângela Doin de Almeida (Organizadora). - 2.ed., 4ª reimpressão. - São Paulo: Contexto, 2021.

PASSINI, Elza Yasuko. Alfabetização Cartográfica e a aprendizagem de geografia. - 1. ed. Cortez, 2012.

PIAGET, J. INHELDER, B. A representação do espaço na criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

ROSA, Odelfa. Os caminhos da alfabetização cartográfica. Espaço & Geografia, Vol.13, N°1 (2010), 119:147.

Downloads

Publicado

2023-05-10

Como Citar

Silva, A., Alves, D., Caetano, R., & Dantas, S. (2023). Cartografia escolar e a alfabetização cartográfica: concepções para o Ensino de Geografia. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 5(01), 128–143. https://doi.org/10.46551/rvg2675239520231128143