Percepção de Estudantes de um Mestrado em Biotecnologia quanto à Aprendizagem Baseada em Problemas

Autores

  • Alessandra Rejane Ericsson de Oliveira Xavier Universidade de Brasília - UnB
  • Mauro Aparecido de Sousa Xavier Universidade de Brasília - UnB
  • Cristina Andrade Sampaio Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
  • Madson Vinícius Veloso Faculdades Santo Agostinho de Montes Claros.
  • Isabella Veloso Souto Faculdades Santo Agostinho de Montes Claros.
  • Vanessa Andrade Royo Universidade de São Paulo - USP
  • Nair Amélia Prates Barreto Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Aprendizagem baseada em problemas; Percepção discente; Microbiologia industrial; Biotecnologia.

Resumo

Objetivo: o objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção de alunos de mestrado quanto à
Aprendizagem Baseada em Problemas inserida (ABP) na disciplina de Microbiologia Industrial, ofertada
pelo programa de mestrado profissional em Biotecnologia da Universidade Estadual de Montes ClarosMG. Metodologia: os sujeitos da pesquisa foram 34 alunos que cursaram a disciplina entre 2011 a 2013. Os
instrumentos de coleta de dados foram formulários da avaliação e avaliações escritas. Analisaram-se os dados
com o auxílio do programa Minitab® utilizando-se o teste Qui-quadrado. Para a avaliação qualitativa, foram
categorizadas as respostas dadas sobre a opinião dos participantes quanto às sessões tutoriais. Resultados:
a análise estatística comparando itens avaliados das sessões tutoriais e aulas expositivas não mostrou
diferença estatística significativa. Em relação ao número de acertos das questões na avaliação cognitiva, as
médias oriundas das sessões tutoriais e das aulas expositivas foram de 94,0% e 73,0%, respectivamente. Os
pontos fortes descritos da Aprendizagem Baseada em Problema foram: dinamismo, busca do conhecimento,
autodesenvolvimento, estímulo ao raciocínio. Como pontos fracos: pressão para participação, lacunas do
conhecimento e tempo insuficiente. Conclusões: as análises, aqui realizadas, revelaram uma percepção
positiva dos discentes quanto a Aprendizagem Baseada em Problemas, bem como a sua eficácia para a
disciplina em questão.

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Referências

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Publicado

2020-12-06

Como Citar

ERICSSON DE OLIVEIRA XAVIER, Alessandra Rejane; DE SOUSA XAVIER, Mauro Aparecido; ANDRADE SAMPAIO, Cristina; VELOSO, Madson Vinícius; VELOSO SOUTO, Isabella; ANDRADE ROYO, Vanessa; PRATES BARRETO, Nair Amélia. Percepção de Estudantes de um Mestrado em Biotecnologia quanto à Aprendizagem Baseada em Problemas. Revista Unimontes Científica, [s. l.], v. 18, n. 1, p. 44–54, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/view/1900. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

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