MULHERES CATADORAS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS
RELAÇÕES PATRIARCAIS DE GÊNERO E DESAFIOS SOCIO-ORGANIZATIVOS NA REDE RECICLA SERIDÓ
DOI:
https://doi.org/10.46551/rssp202517Palavras-chave:
Mulheres catadoras de materiais recicláveis. Relações patriarcais de gênero. Rede Recicla Seridó.Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar como se estruturam as relações patriarcais de gênero no contexto das condições de vida, de trabalho e das iniciativas organizativas de mulheres catadoras de materiais recicláveis da Rede Recicla Seridó. A análise do objeto foi orientada a partir do materialismo histórico-dialético, com a intenção de apreendê-lo em sua totalidade, a partir de uma pesquisa qualitativa, com a observação direta em campo e a realização de entrevistas semiestruturadas, ancorados em ampla revisão da literatura concernente ao tema. Constatou-se que essas mulheres, mesmo diante de inúmeras dificuldades, vivenciam processos em suas organizações coletivas que as despertam para a relevância social e ambiental do seu trabalho, para a potencialidade de se tornarem sujeitos políticos, bem como, percebem a Rede Recicla Seridó como uma estratégia para superar a subordinação em que se encontram na cadeia produtiva da reciclagem.
Downloads
Referências
ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a Centralidade no Mundo do Trabalho. 11 ed. São Paulo: Cortez; Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas 2006.
CARVALHO, Inaiá Maria Moreira de. O trabalho infantil no Brasil contemporâneo. Cadernos CRH, v. 21, p. 551-569, 2008.
CHERFEM, Carolina Orquiza. Relações de gênero e raça em uma cooperativa de resíduos sólidos: desafios de um setor. In: Pereira, Bruna Cristina Jaquetto; GOES, Fernanda Lira (Org.). Catadores de Materiais Recicláveis: um encontro nacional. Rio de Janeiro: IPEA, 2016. p. 47-74.
FERREIRA, Rekle Gean Pereira Siriano et al. Condições de saúde e estilo de vida dos catadores de resíduos sólidos de uma cooperativa da Ceilândia, no Distrito Federal: um olhar acerca dos determinantes sociais e ambientais de saúde In: PEREIRA, B. C. J.; GOES, F. L. (Orgs.). Catadores de Materiais Recicláveis: um encontro nacional. Rio de Janeiro: IPEA, 2016. p. 151-168.
FERREIRA, Adriana Cristina Xavier Deiga. Mulheres catadoras de materiais recicláveis na Rede Recicla Seridó: condições de gênero e desafios socio-organizativos, Natal, 2022. 129f.: il. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social. Natal, RN, 2022. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49748> Acesso em:<30 out. 2024>
KERGOAT, Danièle. Divisão sexual do trabalho e relações sociais de sexo. In TEIXEIRA, Marli, EMÍLIO, Marilane, NOBRE, Miriam e GODINHO Tatau. (org.). Desafios para as políticas públicas: trabalho e cidadania para as mulheres. São Paulo, 2003. p. 55-64.
MAGALHÃES, Beatriz Judice. Liminaridade e Exclusão: caracterização permanente ou transitória das relações entre os catadores e a sociedade brasileira? In: PEREIRA, B. C. J. e GOES, F. L. (Orgs.). Catadores de Materiais Recicláveis: um encontro nacional. Rio de Janeiro: IPEA, 2016. p.123-150.
MARTINS, Ingrid Gomes. et al. Reciclando as Relações de Gênero: a divisão sexual do trabalho em cooperativas de catadoras e catadores, e o papel de lideranças femininas na política pública de resíduos sólidos no distrito federal. In: PEREIRA, B. C. J.; GOES, F. L. (Orgs.). Catadores de Materiais Recicláveis: um encontro nacional. Rio de Janeiro: IPEA, 2016. p.75-97.
MORAIS, Ione Rodrigues Diniz. Seridó Norte-Rio-Grandense: uma geografia da resistência. Natal: EDUFRN, 2020. 597 p. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31476. Acesso em: 27 mai. 2023.
MOTTA, D. C. Desvendando o nó: a experiência de auto-organização das mulheres catadoras de materiais recicláveis do Estado de São Paulo. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Campinas, SP: [s.n.], 2017. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/bitstream/ REPOSIP/330910/1/Motta_DanieleCordeiro_D.pdf> Acesso em: <13 abr. 2019>
MNCR – Movimento Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis. Notícias Nacionais: Mulheres são maioria entre Catadores de Materiais Recicláveis. 2014. Disponível em: <http://www.mncr.org.br/noticias/noticias-regionais/mulheres-sao-maioria-entre-catadores-organizados-em-cooperativas> Acesso em: <28 out. 2018>
SAFFIOTI, Heleieth Iara Bongiovani. O Poder do Macho. São Paulo: Moderna, 1987.
SINGER, Paul. Introdução à Economia Solidária. São Paulo: Perseu Abramo, 2002.
STROH, Paula Yone. Cooperativismo, Tecnologia Social e Inclusão Produtiva de Catadores de Materiais Recicláveis. In: PEREIRA, B. C. J. e GOES, F. L. (Orgs.). Catadores de Mate riais Recicláveis: um encontro nacional. Rio de Janeiro: IPEA, 2016. p. 247-266.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Serviço Social em Perspectiva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.







