AS PERCEPÇÕES DE GÊNERO, O ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL DE CRIANÇAS E O SERVIÇO SOCIAL

UM ESTUDO A PARTIR DO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/rssp.202312

Palavras-chave:

Gênero, Mulher, Acolhimento Institucional, Família, serviço social

Resumo

A desigualdade de gênero é um elemento que deve ser considerada ao deparar-se com a realidade das crianças acolhidas institucionalmente no que tange o contexto familiar dessas crianças e os papéis sociais do homem e da mulher na família.  Trata-se de um estudo qualitativo de natureza descritiva e exploratória, construído a partir da pesquisa bibliográfica, revisão documental e das vivências de uma estagiária de serviço social na Vara da Infância e Juventude de Ponta Grossa e pesquisadora da temática de gênero. Este artigo é fruto da pesquisa realizada para o Trabalho de Conclusão de Curso de umas das autoras e tem como principal objetivo apresentar de que forma se expressam as questões de gênero no processo de acolhimento institucional de crianças no município de Ponta Grossa/PR. Os principais resultados obtidos demonstraram que a condição de gênero está relacionado com os motivadores geradores do acolhimento institucional da crianças, ainda que não explicitamente, porém os dados demonstram que a desigualdade de gênero está presente neste processo. A sobrecarga da mulher nos cuidados domésticos e dos filhos é um fator que chama atenção para este processo, além do histórico familiar que reflete a repetição da violência nas famílias, mulheres que também viveram o abandono, negligências e violências em suas infâncias, acabam reproduzindo com seus filhos e diante desta realidade se reconhece a importância da atuação do serviço social no combate à violação dos direitos das crianças e também das mulheres e promover ações e serviços que atendam as demandas das garantias dos direitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriele Petroski Machado, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Assistente Social. Graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2021). Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas na Universidade Estadual de Ponta Grossa (em andamento). Residente técnica em Gestão Pública no Departamento Penitenciário do Paraná. E-mail: gpetroskimachado@gmail.com

Reidy Rolim de Moura, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Assistente Social. Graduação em Serviço Social pela Universidade Regional de Blumenau (2001). Mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Doutorado em Sociologia Política pela UFSC (2009). Professora associada na Universidade Estadual de Ponta Grossa, Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas. E-mail: reidymoura@gmail.com

Referências

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm>. Acesso em: 20 set. 2019.

IAMAMOTO, M. V. O Serviço Social na Cena Contemporânea. 2009a. In: CFESS. Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. CFESS: Brasília. 2009. Disponível em: <http://www.unirio.br/unirio/cchs/ess/Members/morena.marques/disciplina-servico-social-e-processos-de-trabalho/bibliografia/livro-completo-servico-social-direitos-sociais-e-competencias-profissionais-2009/view> Acesso em: 28 fev. 2021.

IAMAMOTO, M. V. Os espaços sócio-ocupacionais do assistente social. 2009. In: CFESS. Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. CFESS: Brasília. 2009. Disponível em: <http://www.unirio.br/unirio/cchs/ess/Members/morena.marques/disciplina-servico-social-e-processos-de-trabalho/bibliografia/livro-completo-servico-social-direitos-sociais-e-competencias-profissionais-2009/view> Acesso em: 28 fev. 2021.

LAGARDE Y DE LOS RÍOS, Marcela. El Feminismo en mi vida: hitos, claves, y topías. Instituto das Mulheres: Ciudad de México. 2012. 643 p.

MOREIRA, M. I. C. Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes: uma leitura na perspectiva de gênero. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 10, 2013, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2013. p. 1-10.

NEGREIROS, T. C. de G. M.; CARNEIRO, T. F. Masculino e Feminino na Família Contemporânea. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1. 2004, p. 34-47.

PAIVA, A. S. C.; PAVOSKI, B. A. M.; MOSER, L. Acolhimento Institucional: Aspectos históricos, responsabilização das famílias e suas nebulosas motivações. In: 6º Encontro Internacional de Política Social 13º Encontro Nacional de Política Social, 2018, Vitória. Anais... Vitória: UFES, 2018. p. 1-12.

PAIVA, I. L.; MOREIRA, T. A. S.; LIMA, A. de. M. Acolhimento Institucional: famílias de origem e a reinstitucionalização. In: Revista Direito Práxis: Rio de Janeiro. v. 10, n.2, 2019, p. 1405-1429.

RAICHELIS, R. O trabalho do assistente social na esfera estatal. 2009. In: CFESS. Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. CFESS: Brasília. 2009. Disponível em:<http://www.unirio.br/unirio/cchs/ess/Members/morena.marques/disciplina-servico-social-e-processos-de-trabalho/bibliografia/livro-completo-servico-social-direitos-sociais-e-competencias-profissionais-2009/view> Acesso em: 28 fev. 2021.

SAFFIOTI, H. I. R. Diferença ou Indiferença: gênero, raça/etnia, classe social. In: GODINHO, T.; SILVEIRA, M.L. Políticas públicas e igualdade de gênero, São Paulo, Prefeitura municipal de São Paulo, 2004, p. 35-42.

SAFIOTTI, H. I. B. Gênero, Patriarcado, Violência. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo. 2015, 160 p.

Downloads

Publicado

2023-03-19

Como Citar

Petroski Machado, G., & Rolim de Moura, R. (2023). AS PERCEPÇÕES DE GÊNERO, O ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL DE CRIANÇAS E O SERVIÇO SOCIAL: UM ESTUDO A PARTIR DO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 7(1), 247–265. https://doi.org/10.46551/rssp.202312