MULHERES CATADORAS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS

RELAÇÕES PATRIARCAIS DE GÊNERO E DESAFIOS SOCIO-ORGANIZATIVOS NA REDE RECICLA SERIDÓ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/rssp202517

Palavras-chave:

Mulheres catadoras de materiais recicláveis. Relações patriarcais de gênero. Rede Recicla Seridó.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar como se estruturam as relações patriarcais de gênero no contexto das condições de vida, de trabalho e das iniciativas organizativas de mulheres catadoras de materiais recicláveis da Rede Recicla Seridó. A análise do objeto foi orientada a partir do materialismo histórico-dialético, com a intenção de apreendê-lo em sua totalidade, a partir de uma pesquisa qualitativa, com a observação direta em campo e a realização de entrevistas semiestruturadas, ancorados em ampla revisão da literatura concernente ao tema. Constatou-se que essas mulheres, mesmo diante de inúmeras dificuldades, vivenciam processos em suas organizações coletivas que as despertam para a relevância social e ambiental do seu trabalho, para a potencialidade de se tornarem sujeitos políticos, bem como, percebem a Rede Recicla Seridó como uma estratégia para superar a subordinação em que se encontram na cadeia produtiva da reciclagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Cristina Xavier Deiga Ferreira, UFRN

Assistente Social com graduação em Serviço Social na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Mestrado em Serviço Social na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Doutoranda em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social – PPGSS da UFRN. Membra do Grupo de Estudos e Pesquisa em Questão Social, Política Social e Serviço Social-GEPQPSOCIAL. ORCID: https://orcid.org/0000- 0002-7815-1103 E-mail: adrideigaa@gmail.com

Roberto Marinho Alves da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Filósofo, com graduação em Filosofia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Mestrado em Ciência Política na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Doutorado em Desenvolvimento Sustentável na Universidade de Brasília – UNB. Professor Titular da UFRN, atuando no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social – PPGSS da UFRN. Vice Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Questão Social, Política Social e Serviço Social - GEPQPSOCIAL. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0532-9377 E-mail: rmas2007@gmail.com

Ronalda Barreto Silva, Universidade Estadual da Bahia

Pedagoga com graduação em Pedagogia na Universidade Federal da Bahia – UFBA. Mestrado em Educação na Universidade Federal de São Carlos – UFSC. Doutorado em Educação na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professora titular da Universidade do Estado da Bahia. Coordenadora da Incubadora de Economia Solidária – INCUBA UNEB.

Referências

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a Centralidade no Mundo do Trabalho. 11 ed. São Paulo: Cortez; Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas 2006.

CARVALHO, Inaiá Maria Moreira de. O trabalho infantil no Brasil contemporâneo. Cadernos CRH, v. 21, p. 551-569, 2008.

CHERFEM, Carolina Orquiza. Relações de gênero e raça em uma cooperativa de resíduos sólidos: desafios de um setor. In: Pereira, Bruna Cristina Jaquetto; GOES, Fernanda Lira (Org.). Catadores de Materiais Recicláveis: um encontro nacional. Rio de Janeiro: IPEA, 2016. p. 47-74.

FERREIRA, Rekle Gean Pereira Siriano et al. Condições de saúde e estilo de vida dos catadores de resíduos sólidos de uma cooperativa da Ceilândia, no Distrito Federal: um olhar acerca dos determinantes sociais e ambientais de saúde In: PEREIRA, B. C. J.; GOES, F. L. (Orgs.). Catadores de Materiais Recicláveis: um encontro nacional. Rio de Janeiro: IPEA, 2016. p. 151-168.

FERREIRA, Adriana Cristina Xavier Deiga. Mulheres catadoras de materiais recicláveis na Rede Recicla Seridó: condições de gênero e desafios socio-organizativos, Natal, 2022. 129f.: il. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social. Natal, RN, 2022. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49748> Acesso em:<30 out. 2024>

KERGOAT, Danièle. Divisão sexual do trabalho e relações sociais de sexo. In TEIXEIRA, Marli, EMÍLIO, Marilane, NOBRE, Miriam e GODINHO Tatau. (org.). Desafios para as políticas públicas: trabalho e cidadania para as mulheres. São Paulo, 2003. p. 55-64.

MAGALHÃES, Beatriz Judice. Liminaridade e Exclusão: caracterização permanente ou transitória das relações entre os catadores e a sociedade brasileira? In: PEREIRA, B. C. J. e GOES, F. L. (Orgs.). Catadores de Materiais Recicláveis: um encontro nacional. Rio de Janeiro: IPEA, 2016. p.123-150.

MARTINS, Ingrid Gomes. et al. Reciclando as Relações de Gênero: a divisão sexual do trabalho em cooperativas de catadoras e catadores, e o papel de lideranças femininas na política pública de resíduos sólidos no distrito federal. In: PEREIRA, B. C. J.; GOES, F. L. (Orgs.). Catadores de Materiais Recicláveis: um encontro nacional. Rio de Janeiro: IPEA, 2016. p.75-97.

MORAIS, Ione Rodrigues Diniz. Seridó Norte-Rio-Grandense: uma geografia da resistência. Natal: EDUFRN, 2020. 597 p. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31476. Acesso em: 27 mai. 2023.

MOTTA, D. C. Desvendando o nó: a experiência de auto-organização das mulheres catadoras de materiais recicláveis do Estado de São Paulo. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Campinas, SP: [s.n.], 2017. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/bitstream/ REPOSIP/330910/1/Motta_DanieleCordeiro_D.pdf> Acesso em: <13 abr. 2019>

MNCR – Movimento Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis. Notícias Nacionais: Mulheres são maioria entre Catadores de Materiais Recicláveis. 2014. Disponível em: <http://www.mncr.org.br/noticias/noticias-regionais/mulheres-sao-maioria-entre-catadores-organizados-em-cooperativas> Acesso em: <28 out. 2018>

SAFFIOTI, Heleieth Iara Bongiovani. O Poder do Macho. São Paulo: Moderna, 1987.

SINGER, Paul. Introdução à Economia Solidária. São Paulo: Perseu Abramo, 2002.

STROH, Paula Yone. Cooperativismo, Tecnologia Social e Inclusão Produtiva de Catadores de Materiais Recicláveis. In: PEREIRA, B. C. J. e GOES, F. L. (Orgs.). Catadores de Mate riais Recicláveis: um encontro nacional. Rio de Janeiro: IPEA, 2016. p. 247-266.

Downloads

Publicado

28.04.2025

Como Citar

Ferreira, A. C. X. D., Silva, R. M. A. da, & Silva, R. B. (2025). MULHERES CATADORAS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS: RELAÇÕES PATRIARCAIS DE GÊNERO E DESAFIOS SOCIO-ORGANIZATIVOS NA REDE RECICLA SERIDÓ. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 9(1), 367–385. https://doi.org/10.46551/rssp202517

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.