O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL NA UFF – RIO DAS OSTRAS

ALGUMAS AÇÕES E ESTRATÉGIAS NO ENFRENTAMENTO À PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E DA FORMAÇÃO

Autores

  • Aline da Silva Praxedes Vieira Consoli Lima Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro
  • Bruno Ferreira Teixeira Universidade Federal Fluminense
  • Letícia Barros Palma da Rosa Universidade Federal Fluminense
  • Paula Martins Sirelli Universidade Federal Fluminense
  • Rodrigo Teixeira Universidade Federal Fluminense
  • Sandra Caldeira de Oliveira Prefeituras Municipais de Macaé e Rio das Ostras

DOI:

https://doi.org/10.46551/rssp.202006

Palavras-chave:

Estágio supervisionado. Serviço Social. Trabalho. Formação profissional.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar as estratégias construídas pela equipe de estágio do curso de Serviço Social da UFF Rio das Ostras que se conformam como resistências à precarização da formação e do trabalho profissional. Foram destacadas algumas experiências desenvolvidas nos últimos 10 anos. Para isso, utilizou-se de um levantamento documental, considerando registros da Coordenação de Estágio, atas de reuniões e dos Fóruns de Supervisão de Estágio, além de revisão bibliográfica. Conclui-se que o estágio supervisonado, entendido como espaço privilegiado para o conhecimento da realidade, só pode ser compreendido quando se leva em consideração o contexto no qual se insere. Pode ser considerado enquanto espaço de formação para todos os sujeitos que o compõem, sujeitos esses que devem atuar objetivando a interlocução entre universidade e sociedade e pautando-se pelo Projeto Ético Político da profissão. É mister destacar que este artigo é parte da pesquisa que visa construir o perfil das/os supervisoras/es de campo de estágio do referido curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline da Silva Praxedes Vieira Consoli Lima , Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro

Assistente Social do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. Pós-Graduação Lato Senso em Gestão do SUAS pela Universidade Cândido Mendes e em Gestão de Cuidado em Saúde pela Universidade Federal Fluminense/Pólo Universitário de Rio das Ostras. E-mail: alinepraxedes@yahoo.com.br

Bruno Ferreira Teixeira, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Serviço Social / UFRJ. Professor no curso de Serviço Social do Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostras - Universidade Federal Fluminense/ UFF - Brasil. E-mail:bferreirateixeira@gmail.com

 

 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8413441335676779

 

Letícia Barros Palma da Rosa, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Serviço Social / UFRJ. Professora no curso de Serviço Social do Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostras - Universidade Federal Fluminense/ UFF - Brasil. E-mail: leticiabpr@yahoo.com.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5665266514220440

 

Paula Martins Sirelli, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Serviço Social/ UERJ. Professora no curso de Serviço Social do Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostras - Universidade Federal Fluminense/ UFF - Brasil. E-mail: paulasirelli@yahoo.com.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7528814724820574

 

Rodrigo Teixeira, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Serviço Social / UFRJ. Professor no curso de Serviço Social do Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostras - Universidade Federal Fluminense/ UFF - Brasil. E-mail: rodrigosersocial@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3212342219822306 

 

Sandra Caldeira de Oliveira , Prefeituras Municipais de Macaé e Rio das Ostras

Assistente Social - CEAM de Macaé/RJ e Departamento de Saúde do Servidor de Rio das Ostras/RJ. Especialização em Violência Doméstica contra a Criança e o Adolescente; Especialização em Formulação e Gestão de Políticas Sociais. E-mail: sandracaldeira@hotmail.com.br

Referências

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO


ABEPSS. Política Nacional de Estágio da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. Brasília, 2010.

ASSUNÇÃO, V. N. F., et al. Pesquisa perfil do estudante do curso de Serviço Social da UFF – Rio das Ostras. Rio das Ostras, 2019.

BRASIL. Lei nº 1984 de 10 de abril de 1992. Cria o município de Rio das Ostras, a ser desmembrado do município de Casimiro de Abreu.

CARVALHO, C. C., et al. As tramas da formação profissional - a articulação estágio supervisionado e trabalho profissional através de uma experiência curricular e perspectivas para pesquisa participante no campo do Serviço Social. In: XVI ENPESS, 2018, Vitória. Anais do XVI ENPESS 2018.

CFESS. Resolução 533/2008. Regulamenta a supervisão direta de estágio no Serviço Social. 2008

EXAME. 25 cidades que tiveram um boom populacional no Brasil. Disponível em: https://exame.abril.com.br/brasil/25-cidades-que-sofreram-um-boom-populacional-no-brasil/. Acesso em 1 de maio de 2020.

G1. Prefeitura de Rio das Ostras, RJ, divulga resultado de concurso. Disponível em: http://g1.globo.com/rj/serra-lagos-norte/noticia/2012/12/prefeitura-de-rio-das-
ostras-rj-divulga-resultado-de-concurso.html Acesso em 1 de maio de 2020.

G1. Aprovados em concurso de 2012 protestam pedindo convocação em Rio das Ostras, no RJ. Disponível em:https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/ 2020/03/02/aprovados-em-concurso-de-2012-protestam-pedindo-convocacao-em-rio-das-ostras-no-rj.ghtml Acesso em 1 de maio de 2020.

G1. Justiça determina suspensão de processo seletivo para 1.300 vagas na Prefeitura de Macaé, RJ. Disponível em: https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/justica-determina-suspensao-de-processo-seletivo-para-1300-vagas-na-prefeitura-de-macae-rj.ghtml Acesso em 1 de maio de 2020.

GUERRA, Y. O Estágio Supervisionado como Espaço da Unidade Dialética entre Teoria e Prática: o perfil profissional em disputa. SANTOS, C. M.; LEWGOY, A. M.B.; ABREU, M. H. E. A Supervisão de Estágio em Serviço Social: aprendizado, processos e desafios. Coletânea Nova de Serviço Social. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2016.

PMM. Prefeitura Municipal de Macaé. http://www.macae.rj.gov.br/conteudo/leitura/ titulo/crescimento-economico Acesso em 1 de maio de 2020.

PMRO. Prefeitura Municipal de Rio das Ostras. https://www.riodasostras.rj.gov.br/dados-municipais/. Acesso em 1 de maio de 2020.

SIRELLI, P. M. O trabalho dos assistentes sociais em Rio das Ostras e Macaé: notas reflexivas. In: XIII ENPESS, 2012, Juiz de Fora. Anais do XIII ENPESS, 2012.

TEIXEIRA, R., TEIXEIRA, L. A Supervisão Acadêmica de Estágio em Questão. In: Serv. Soc. & Saúde, Campinas, SP v.14, n. 2 (20), jul./dez. 2015.

TEIXEIRA, L. S. C. KAPP, P;. A Dimensão política da centralidade do estágio na formação do assistente social. . In: XIII ENPESS, 2012, Juiz de Fora. Anais do XIII ENPESS, 2012.

UFF. Política de Estágio do curso de Serviço Social da UFF - campus Rio das Ostras. Disponível em: http://www.noticias.uff.br/bs/2016/10/174-2016.pdf. Acesso em 23 de maio de 2020.

YAZBEK, M. C. O significado sócio-histórico da profissão. In: CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL (org.). Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS: ABEPSS, 2009.

Downloads

Publicado

2020-07-04

Como Citar

da Silva Praxedes Vieira Consoli Lima , A., Ferreira Teixeira, B., Barros Palma da Rosa, L., Martins Sirelli, P., Teixeira, R., & Caldeira de Oliveira , S. (2020). O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL NA UFF – RIO DAS OSTRAS: ALGUMAS AÇÕES E ESTRATÉGIAS NO ENFRENTAMENTO À PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E DA FORMAÇÃO. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 4(1), 114-135. https://doi.org/10.46551/rssp.202006