A REALIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DIANTE DO MULTIFACETADO ESPAÇO NA ZONA RURAL

Autores

  • Bruno de Jesus Oliveira Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Marcos Antônio de Araújo Leite Filho Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Samanda Fernandes Costa Souza Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Katrice Almeida de Souza Universidade Estadual de Montes Claros

Palavras-chave:

Educação no campo. Educação física escolar. Escola rural.

Resumo

O artigo aborda os desafios e oportunidades da prática da Educação Física nas escolas rurais, destacando a importância da infraestrutura escolar e do contexto socioeconômico para o desenvolvimento educacional. Introduzindo a relevância da educação na formação de cidadãos, salientando as limitações das escolas rurais em comparação com as urbanas, especialmente no que diz respeito à infraestrutura que afeta o ensino de Educação Física. A metodologia é baseada em uma pesquisa bibliográfica qualitativa, com foco descritivo, utilizando fontes acadêmicas e busca em bases de dados. Os resultados indicam que as escolas rurais enfrentam desafios como a precariedade de instalações, transporte escolar e salas multisseriadas, além de disparidades econômicas que influenciam o desempenho escolar. A discussão enfatiza a necessidade de adaptações pedagógicas e avaliativas nas escolas rurais. Avaliações descritivas e contínuas são sugeridas como mais adequadas ao contexto rural, considerando a participação, interação e desenvolvimento pessoal dos alunos. A integração da comunidade e o uso de recursos locais podem enriquecer o ensino e promover estilos de vida mais. E conclui-se reafirmando a necessidade de uma abordagem educacional que se adapte às particularidades do meio rural, promovendo o desenvolvimento físico, social e cultural dos alunos, superando limitações de infraestrutura e exclusão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno de Jesus Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Graduando no curso de Licenciatura em Educação Física Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

Marcos Antônio de Araújo Leite Filho, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Doutor em Ciência do Movimento Humano (UAA/PY). Professor na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em Montes Claros, Minas Gerais, Brasil, atuando na modalidade da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Samanda Fernandes Costa Souza , Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Licenciatura e Bacharel em Educação física (ASMEC), Pedagogia (FAVENI), Licenciatura em Educação Especial (UniCV), Pós graduação em Gestão Escolar (FALC), Pós graduação em Educação Inclusiva (IFSULDEMINAS). Tutora presencial do curso de Educação Física (EAD) da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Polo UAB Santa Rita de Caldas, MG, Brasil

Katrice Almeida de Souza, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestra em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).  Professora na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em Montes Claros, Minas Gerais, Brasil, atuando na modalidade da Universidade Aberta do Brasil (UAB).  

Downloads

Publicado

2025-09-22

Como Citar

DE JESUS OLIVEIRA, Bruno; ANTÔNIO DE ARAÚJO LEITE FILHO, Marcos; FERNANDES COSTA SOUZA , Samanda; ALMEIDA DE SOUZA, Katrice. A REALIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DIANTE DO MULTIFACETADO ESPAÇO NA ZONA RURAL. RENEF, [S. l.], v. 7, n. 11, p. 47–56, 2025. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/9247. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>