A REALIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DIANTE DO MULTIFACETADO ESPAÇO NA ZONA RURAL
Palavras-chave:
Educação no campo. Educação física escolar. Escola rural.Resumo
O artigo aborda os desafios e oportunidades da prática da Educação Física nas escolas rurais, destacando a importância da infraestrutura escolar e do contexto socioeconômico para o desenvolvimento educacional. Introduzindo a relevância da educação na formação de cidadãos, salientando as limitações das escolas rurais em comparação com as urbanas, especialmente no que diz respeito à infraestrutura que afeta o ensino de Educação Física. A metodologia é baseada em uma pesquisa bibliográfica qualitativa, com foco descritivo, utilizando fontes acadêmicas e busca em bases de dados. Os resultados indicam que as escolas rurais enfrentam desafios como a precariedade de instalações, transporte escolar e salas multisseriadas, além de disparidades econômicas que influenciam o desempenho escolar. A discussão enfatiza a necessidade de adaptações pedagógicas e avaliativas nas escolas rurais. Avaliações descritivas e contínuas são sugeridas como mais adequadas ao contexto rural, considerando a participação, interação e desenvolvimento pessoal dos alunos. A integração da comunidade e o uso de recursos locais podem enriquecer o ensino e promover estilos de vida mais. E conclui-se reafirmando a necessidade de uma abordagem educacional que se adapte às particularidades do meio rural, promovendo o desenvolvimento físico, social e cultural dos alunos, superando limitações de infraestrutura e exclusão.
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