COORDENAÇÃO MOTORA EM CRIANCAS COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Auteurs

  • Emily Christie Flávio Rodrigues Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Adriana Tolentino Santos Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Maria de Fátima de Matos Maia Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Darthya Souza Dias Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

DOI :

https://doi.org/10.35258/rn2018081100011

Résumé

O objetivo deste estudo foi analisar a coordenação motora de crianças com o Transtorno de Espectro Autista. Trata-se de uma pesquisa quantitativa com abordagem qualitativa, descritiva, de corte transversal. A amostra foi composta por 14 crianças com idades de 5 (cinco) a 10 (dez) anos, de ambos os sexos, participantes e cadastradas em uma Associação de Autismo da cidade de Montes Claros-MG escolhidas de forma intencional e por conveniência. O instrumento utilizado na coleta de dados foi Teste de Coordenação Corporal para Crianças. Para participarem da pesquisa os responsáveis assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e as crianças um Termo de Assentimento Livre e esclarecido. Os procedimentos estatísticos contaram com uma frequência percentual e foi realizada em nível da coordenação motora e a pesquisa foi realizada após liberação do Comitê de Ética. Os resultados indicam que a maioria das crianças (n=10, 71,4%), demonstrou um desenvolvimento normal de sua coordenação motora, sendo que apenas 4 (28,6%) crianças obtiveram um desenvolvimento classificado como perturbações na coordenação. Analisando separadamente cada teste de Coordenação Corporal para Crianças, observou-se que existe um déficit motor especifico, visto que 28,6% das crianças apresentaram perturbações na coordenação no teste trave de equilíbrio, 35,7% das crianças apresentou uma insuficiência de coordenação no salto lateral, 37,7% uma insuficiência de coordenação realizando o salto monopedal e 50% da amostra foi classificada com perturbação na coordenação no teste transferência sobre placas. Pode-se concluir que apesar dos déficits de desenvolvimento observados nos testes específicos, de uma forma geral a amostra analisada apresentou em conjunto uma coordenação motora normal.

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Bibliographies de l'auteur

Emily Christie Flávio Rodrigues, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Bacharel em Educação Física pela Unimontes, MG;

Adriana Tolentino Santos, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Mestre em Ciências da Saúde pela UTAD. Professora do Departamento de Educação Física da Unimontes, MG, Brasil. 

Maria de Fátima de Matos Maia, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Doutora em Ciências do desporto pela UTAD. Professora Titular do Departamento de Educação
Física da Unimontes, MG, Brasil.

Darthya Souza Dias, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Bacharel em Educação Física pela Unimontes, MG, Brasil.

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Publiée

2020-01-22

Comment citer

CHRISTIE FLÁVIO RODRIGUES, E.; TOLENTINO SANTOS, A. .; DE FÁTIMA DE MATOS MAIA, . M. .; SOUZA DIAS, . D. COORDENAÇÃO MOTORA EM CRIANCAS COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA (TEA). RENEF, [S. l.], v. 8, n. 11, p. 3–11, 2020. DOI: 10.35258/rn2018081100011. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/544. Acesso em: 13 mai. 2024.

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