Educação Física Escolar e Distanciamento Social: Relato de experiência do Curso de Licenciatura em Educação Física da Unimontes

Autores

  • Adriana Tolentino Santos Unimontes
  • Érika Lucas Lopes
  • Janice Guimarães Carvalho
  • Sarah Carine Gomes Aragão

Resumo

Tendo em vista esse contexto de pandemia, tornou-se necessário estabelecer outras formas de relações sociais, novas formas de convívio, tanto no trabalho, como em família, nos momentos de lazer e, também na escola. Desse modo, o grupo de professores que compõem o Departamento de Educação Física e do Desporto da Unimontes, optaram pela realização  deAulives via Instagram, utilizando-se dessa ferramenta virtual para promover a troca de conhecimentos, experiências e socialização entre os docentes e discentes acerca  de diversos temas relevantes para o campo de conhecimento da Educação Física escolar. Assim, o objetivo deste relato é expor as experiências de professoras sobre a Aulive que relacionou o distanciamento social vivenciado e a atuação dos profissionais de educação física nas escolas.

Palavras-chave: Educação Física escolar. Distanciamento social. Perspectiva Docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRACHT, V. AEducação Física no Ensino Fundamental. In: Anais do I Seminário Nacional: Currículo em Movimento – Perspectivas Atuais. Belo Horizonte, MG, novembro de 2010.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública. Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública para Infecção Humana pelo Novo Coronavírus (COE-nCoV). Especial:Doença pelo Coronavírus 2019. Boletim Epidemiológico. Brasília, DF, 2020. https://www.saude.gov.br/images/pdf/2020/April/06/2020-04-06-BE7-

DALBEN, A. “Não será um ano perdido se soubermos interpretar o que está acontecendo”.Revista Época Globo. https://epoca.globo.com/24411082.

DARIDO, S. C. Educação física na escola e as novas orientações para o ensino médio. In: Anais do 4º CONPEF Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar. Londrina, PR, 2009.

PENTEADO, V.S. Plano de curso, plano de ensino ou plano de aula, que planejamento é esse?In: Anais do 5º Seminário Nacional de Estado e Políticas Sociais no Brasil. Cascavel, PR, 2011.

OLIVEIRA, A. A. B. Planejando a Educação Física Escolar. http://www.miniweb.com.br/educadores/artigos/planejando_ed.fisica.htm.

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS. Base Nacional Comum Curricular, 2017.

Downloads

Publicado

2020-11-24

Como Citar

TOLENTINO SANTOS, A.; LOPES, Érika L. .; CARVALHO, J. G. .; ARAGÃO, S. C. G. . Educação Física Escolar e Distanciamento Social: Relato de experiência do Curso de Licenciatura em Educação Física da Unimontes. RENEF, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 28–34, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/3205. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)