Satisfação profissional do docente do ensino superior

Autores

Resumo

A satisfação docente tem sido um tema em discussão, entretanto, em muitos dos casos, os docentes do ensino superior têm sido desconsiderados nestes debates. Este estudo tem como objetivo investigar sobre a satisfação profissional dos docentes do ensino superior, através de uma pesquisa bibliográfica de natureza descritiva e exploratória, contribuindo assim, para a compreensão e discussão desta temática. Para isso, foram abordados os conceitos de satisfação no trabalho, satisfação no trabalho do professor, alguns aspectos do ensino superior no Brasil e por fim a satisfação do docente do ensino superior. Desse modo, este estudo vem mostrar o os docentes do ensino superior estão parcialmente satisfeitos e que os fatores que mais produzem satisfação profissional são conteúdo do trabalho que realiza; relacionamento com outras pessoas na instituição, grau de motivação para o trabalho, a estabilidade no emprego, a realização profissional com o trabalho que executa, o fato de serem elogiados por um trabalho realizado; qualificação profissional, progressão na carreira e o de tipo vínculo que o docente tem com a instituição de ensino superior.

Palavras-chave: Docentes. Ensino superior. Satisfação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALCOBIA, P. Atitudes e Satisfação no trabalho. In J. M. Carvalho Ferreira e A. Caetano (Orgs), Manual de Psicossociologia das Organizações. Lisboa: McGraw –Hill, p. 290-314, 2002.

BONIFÁCIO, M. A.; PAULINO, R. D.; TORRES, P. J. D.; MELO, T. N. G.; SILVA, V. M.; LIMA, J. P. P. Satisfação no trabalho: estudo aplicado em instituição pública de ensino superior paraibana. In: IX CONVIBRA - Congresso Virtual Brasileiro de Administração, 2013. Interação, Interdisciplinaridade e Internacionalização.

BRASIL. Leis e Decretos. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DO 23/12/1996.

Censo da educação superior 2012: resumo técnico. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2014. 133 p.: il.

FERREIRA, Ana Cássia. Mendes. Satisfação no trabalho de docentes de uma instituição pública de ensino superior: reflexos na qualidade de vida. 2011, 126f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2011.

FERREIRA, José Brites; MACHADO, Maria de Lourdes; CIPES, Odilia Gouveia. Satisfação e motivação dos docentes do ensino superior em Portugal. Revista Iberoamericana de Educación / Revista Ibero-americana de Educação, n.º 58, 2012.

MACHADO, Maria de Lourdes; et al. Satisfação e Motivação no Trabalho: Um Estudo sobre os Docentes do Ensino Superior em Portugal. Revista portuguesa de pedagogia. Vol. 46-1, p. 95-108, 2012.

MACHADO, Maria de Lourdes; et al. Uma Análise da Satisfação e da Motivação dos Docentes no Ensino Superior Português. Revista Lusófona de Educação, 17, 2011.

MARQUEZE, E.C., & MORENO, C.R.C. Satisfação no trabalho e capacidade para o trabalho entre docentes universitários. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 14, n. 1, p. 75-82, jan./mar. 2009.

MARQUEZE, E.C.; MORENO, C.R.C. Satisfação no trabalho – uma breve revisão. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, 30 (112): 69-79, 2005.

MARTINEZ, M. C.; PARAGUAY, A.I.; LATORREB, M.R.D.O. Relação entre satisfação com aspectos psicossociais e saúde dos trabalhadores. Revista Saúde Pública; 38(1): 55-61, 2004.

MARTINEZ, M.C; PARAGUAY A. I. Satisfação e saúde no trabalho: aspectos conceituais e metodológicos. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, vol. 6, p. 59-78, 2003.

MONTEIRO, Alessandra de Macedo; SOARES, Luciana de Sousa Lima. A (In) Satisfação de ser Professor: Saberes Mobilizados na Prática Docente. Linguagens, Educação e Sociedade - Teresina, Ano 12, n. 17, p. 39 - 50, jul./dez. 2007.

MOREIRA, Herivelto. As dimensões da satisfação e da insatisfação de professores do ensino médio. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 3, p. 1-22, 2010.

MOREIRA, Herivelto. A motivação e o comprometimento do professor na perspectiva do trabalhador docente. Campo Grande, MS, n.19, p.209-232, 2005.

MOROSINI, Marília Costa. Docência universitária e os desafios da realidade nacional. In: Professor do ensino superior: identidade, docência e formação / Marília Costa Morosini. (Org.). Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2000.

NEVES, Clarissa Eckert Baeta. A estrutura e o funcionamento do ensino superior no Brasil. In: A Educação Superior no Brasil. Porto Alegre – Brasil. Novembro, 2002.

POCINHO, Margarida; FRAGOEIRO, Joana Gouveia. Satisfação dos Docentes do Ensino Superior. Acta Colombiana de Psicologia 15 (1): 87-97, 2012.

ROTH, Leonardo; et al. A estrutura do Ensino Superior no Brasil. Revista GUAL, Florianópolis, v. 6, n.3 , p. 111-126, set. 2013.

Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2018

Edição

Seção

Artigos