Marketing ambiental e pandemia

Uma análise do discurso das vendas de bolsas de grife second hand

Autores

  • Bárbara Cristina Kruse Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Maximillian Ferreira Clarindo Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Marcos Kruse Universidade Nacional de Lomas de Zamora (UNLZ)

DOI:

https://doi.org/10.46551/issn2179-6807v27n1p48-73

Palavras-chave:

Marketing ambiental, Sustentabilidade, Bolsas de grife, Espaço virtual

Resumo

A reprodução do capital é intrínseca ao sistema econômico atual. Partindo dessa premissa, a reificação da natureza se põe como forma de abastecimento dos ditames mercadológicos. A reinvenção dos brechós na contemporaneidade, se faz como estratégia de marketing ambiental, baseado na sustentabilidade, eis que se vendem peças de segunda mão. A ideia de consumir o que já existe conduz a uma suposta alternativa para a questão ambiental, além de que conta com aceitação das classes mais abastadas. Neste viés, este artigo tem como objetivo analisar sob o crivo crítico, os brechós ou second hand contemporâneos a partir das redes sociais. A metodologia se deu pela análise do discurso, conforme conceitos de Foucault. As bolsas de grife constituem o recorte temático, pois são os itens mais vendidos da espacialidade. O artigo também contextualiza o comércio com o momento atual vivenciado, da Pandemia do COVID-19. A importância do tema se dá tanto por ser uma nova prática social em uma espacialidade virtual, quanto pelo fato de ser um nicho comercial novo e em ascensão. Cabe assim, ao cientista social a tarefa de reflexão dessas transformações sociais e suas possíveis implicações ambientais.

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Biografia do Autor

Bárbara Cristina Kruse, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutoranda em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). ORCID: 0000-0003-3564-5725. E-mail: barbara@mkruse.com.br

Maximillian Ferreira Clarindo, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). ORCID: 0000-0003-1615-4808. E-mail: maxclarindo@hotmail.com

Marcos Kruse, Universidade Nacional de Lomas de Zamora (UNLZ)

Doutorando em Direito pela Universidade Nacional de Lomas de Zamora (UNLZ). ORCID: 0000-0002-9459-5644. E-mail: mkruse@mkruse.com.br

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Publicado

2021-08-16

Como Citar

Kruse, B. C., Ferreira Clarindo, M., & Kruse, M. (2021). Marketing ambiental e pandemia: Uma análise do discurso das vendas de bolsas de grife second hand . Revista Desenvolvimento Social, 27(1), 48–73. https://doi.org/10.46551/issn2179-6807v27n1p48-73